Qualidade na educação da primeira infância: as políticas públicas e as escolas municipais de educação infantil do município de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133824561Resumo
Toda criança tem o direito a uma instituição escolar infantil de qualidade, que zele pelo seu bem-estar, potencializando seu desenvolvimento ao máximo. A partir desse entendimento é que se apresenta este artigo com a seguinte problemática: de que maneira as políticas que tratam de qualidade na educação infantil são compreendidas e implantadas em duas escolas para a infância? A coleta de dados foi feita por questionários entregues para professores e equipe diretiva de duas escolas municipais de educação infantil - Emeis - da cidade de Santa Maria/RS. Ao longo deste artigo será discorrido sobre políticas públicas e critérios minimamente básicos para se ter qualidade nas instituições de primeira infância.
Palavras-chave: educação infantil, políticas públicas, gestão escolar, qualidade.
Downloads
Referências
BOLZAN, Doris. Pires. Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
BOLZAN, Doris. Pires. Vargas. Formação permanente e conhecimento pedagógico compartilhado: possibilidades na docência universitária. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: UFSM, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 28 dez. 2015.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução N° 05/CNE/CEB, Brasília, 2009.
BRASIL. Indicadores da qualidade na educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.
BRASIL. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Brinquedos e brincadeiras de creches. Brasília: MEC, 2012.
CAMPOS, Maria. Malta; CRUZ, Silvia. Helena. Vieira. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2011.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
CAMPOS, Maria. Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em 28 dez. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.