Ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014): fatores que interferem na ressignificação da política, no contexto da prática, em escolas de Farroupilha/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133820320Resumo
Este texto se vincula com pesquisa que está em desenvolvimento no curso de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. O tema da investigação é a implementação do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul entre os anos 2011 e 2014. A partir da pesquisa pretende-se identificar os fatores que conduzem, no contexto da prática, as resistências e ressignificações dadas à política educacional do ensino médio politécnico. O campo empírico escolhido para a realização da investigação são duas escolas de ensino médio da cidade de Farroupilha/RS, que apresentam realidades sociais e econômicas diferentes. O projeto de investigação está em andamento, na fase de análise do material coletado no campo empírico.
Palavras-chave: política educacional, materialismo histórico-dialético, ciclo de políticas, ensino médio politécnico.
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