Formação continuada de professores da educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176217110037Resumo
O artigo relata uma experiência de formação pedagógica realizada em 2012 com docentes da educação profissional de uma instituição federal. Os dados empíricos foram coletados por meio de relatos dos participantes durante o curso e enfocam a importância da formação continuada para docentes que não tiveram formação pedagógica em seus cursos superiores, bem como a contribuição para o processo ensino e aprendizagem. Conclui-se que a formação continuada contribuiu para reflexões colaborativas entre os docentes e no seu fazer cotidiano.
Palavras-chave: formação continuada de professores, processo ensino e aprendizagem, educação profissional.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
BUARQUE, Cristovam. A universidade numa encruzilhada. In: UNESCO. Educação superior: reforma, mudança e internacionalização. Brasília: Unesco, 2003, p. 21-74.
CORRÊA, Vera. As relações sociais na escola e a produção da existência do professor. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p.128-147.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FULLAN, Michel; HARGREAVES, Andy. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GIESTA, Nágila C. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? Araraquara: JM, 2001.
KUENZER, Acácia Zeneida. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do Senac. Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, 2002, p. 45-68.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/Setec, v. 1, n. 1, 2008, p. 8-22.
OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales de. Formação e profissionalização dos professores do ensino técnico. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.11, n. 2, 2006, p. 3-9.
SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; SILVA JUNIOR, Celestino Alves da (org.). Formação do educador: dever do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Unesp, 1996, p. 145-155.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.