A influência do Market Timing e do estágio do ciclo de vida na realização de oferta pública de ações

Autores

  • Vilma Sousa Ismael Da Costa IFPB
  • Márcio André Veras Machado PPGA/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346599853

Resumo

Este trabalho teve por objetivo averiguar, por meio da regressão logística, se a ocorrência do market timing e o estágio do ciclo de vida influenciam na decisão de realizar uma oferta pública de ações em empresas brasileiras. A análise centra-se em saber se a probabilidade de uma empresa realizar uma oferta pública de ações está negativamente relacionada com o índice book-to-market (B/M), retornos futuros, número de anos de vida e tamanho. A amostra foi composta pelas empresas não financeiras com ações negociadas na BM&FBovespa. Como resultados principais, pode-se concluir que existe relação inversa entre a probabilidade de realização de oferta pública de ações e o estágio do ciclo de vida. Por outro lado, não foram observadas evidências que confirmem a relação entre o índice B/M e a decisão de realizar uma oferta pública de ações, conforme prevê a teoria market timing. Por fim, não foram encontradas evidências, de curto prazo, que as empresas aproveitam as oportunidades de mercado para emitir ações. Entretanto, foram encontradas evidências que a maioria das ofertas públicas de ações foi realizada por empresas consideradas jovens e pequenas.

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Biografia do Autor

Vilma Sousa Ismael Da Costa, IFPB

Mestre em Adminstração e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Márcio André Veras Machado, PPGA/UFPB

Possui graduação em Ciências Contábeis, mestrado e doutorado em Administração, com concentração em Finanças. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente em Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Métodos Quantitativos Aplicados à Finanças.

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Publicado

2016-10-02

Como Citar

Costa, V. S. I. D., & Machado, M. A. V. (2016). A influência do Market Timing e do estágio do ciclo de vida na realização de oferta pública de ações. Revista De Administração Da UFSM, 9(3), 520–536. https://doi.org/10.5902/198346599853

Edição

Seção

Artigos