A influência do Market Timing e do estágio do ciclo de vida na realização de oferta pública de ações
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346599853Abstract
Este trabalho teve por objetivo averiguar, por meio da regressão logística, se a ocorrência do market timing e o estágio do ciclo de vida influenciam na decisão de realizar uma oferta pública de ações em empresas brasileiras. A análise centra-se em saber se a probabilidade de uma empresa realizar uma oferta pública de ações está negativamente relacionada com o índice book-to-market (B/M), retornos futuros, número de anos de vida e tamanho. A amostra foi composta pelas empresas não financeiras com ações negociadas na BM&FBovespa. Como resultados principais, pode-se concluir que existe relação inversa entre a probabilidade de realização de oferta pública de ações e o estágio do ciclo de vida. Por outro lado, não foram observadas evidências que confirmem a relação entre o índice B/M e a decisão de realizar uma oferta pública de ações, conforme prevê a teoria market timing. Por fim, não foram encontradas evidências, de curto prazo, que as empresas aproveitam as oportunidades de mercado para emitir ações. Entretanto, foram encontradas evidências que a maioria das ofertas públicas de ações foi realizada por empresas consideradas jovens e pequenas.
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