Economia circular e modelos de avaliação de desempenho empresarial: um estudo de caso no sistema de valor de embalagens de vidro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465989019Palavras-chave:
Desempenho empresarial, Economia circular, SustentabilidadeResumo
Objetivo – O presente estudo investiga como uma empresa representativa da indústria do vidro tem incorporado variáveis e práticas da Economia Circular como dimensão da avaliação de seu desempenho.
Método – A partir da proposição investigativa de framework para o tema, foi adotada a abordagem qualitativa por meio de estudo de caso único exploratório e descritivo, sendo utilizadas como técnicas de coletas de dados a pesquisa documental e entrevistas, seguidas da análise documental e de conteúdo.
Resultados – Os resultados sugerem que, dada a complexidade de processos e fundamentos da Economia Circular, a despeito dos esforços da empresa, apenas uma fase do ciclo foi desenvolvida, tendo espaço considerável para avanços. Ademais, registrou-se imprescindível a elaboração de métodos e rotinas internas específicas, inclusive para capacitar os funcionários.
Contribuições práticas – As contribuições deste estudo estão na investigação de como uma empresa do setor vidreiro integra práticas da Economia Circular na avaliação de seu desempenho, propondo um framework inédito. Além disso, o estudo destaca a importância de desenvolver métodos e rotinas internas específicas, apontando para a necessidade de capacitação dos funcionários como parte essencial para o avanço da circularidade nas organizações.
Originalidade – A originalidade deste estudo reside na análise aplicada da Economia Circular em uma empresa específica do setor vidreiro, um campo ainda pouco explorado em relação a práticas de monitoramento e controle dentro dos referenciais tradicionais de desempenho empresarial. O framework proposto fornece uma contribuição inédita para guiar outras empresas em suas implementações.
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