Informações de natureza socioambiental: análise dos balanços sociais das empresas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598892Resumo
DOI: 10.5902/198346598892 O Balanço Social é um relatório contábil que evidencia as relações socioeconômicas e socioambientais das empresas. O objetivo desta pesquisa é verificar a relação entre a Receita Líquida e os Indicadores Socioambientais extraídos dos Balanços Sociais publicados pelas empresas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA, no período de 2007 a 2010. Para tanto, apura-se Indicadores Socioambientais, utilizando o Balanço Social para verificar a participação na Receita Líquida das empresas pesquisadas. A metodologia se caracteriza como descritiva, por meio de pesquisa documental e abordagem quantitativa. Com relação aos resultados, verifica-se que as empresas apresentam correlação positiva entre a Receita Líquida (RL) e os Indicadores Sociais Internos (ISI) e Externos (ISE), os Indicadores Ambientais (IA), a Quantidade de Funcionários (QF) e a Quantidade de Funcionários com Necessidades Especiais (QFNE), sendo que, quanto maior o valor da Receita Líquida, maior a participação em valor desses indicadores. Em análise geral, constata-se que os Indicadores Socioambientais se correlacionam positivamente com a Receita Líquida, de modo que as empresas com maior valor em Receita Líquida também apresentam maiores valores nos Indicadores pesquisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


