Aspectos relativos à saúde e ao meio ambiente ligados ao consumo de alimentos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598812Resumo
DOI: 10.5902/198346598812 Os alimentos orgânicos são propagados como alimentos saudáveis e ecologicamente corretos, e tornou-se relevante investigar esses dois construtos associados às intenções de compra dos consumidores. Este estudo busca investigar qual fator, entre elementos ligados ao meio ambiente e à busca por saúde, mais influencia as intenções de compra do consumidor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos no mercado cearense. Para tal fim, empreende-se uma pesquisa do tipo survey. A amostra é constituída de 200 respondentes. Os questionários foram aplicados entre os meses de fevereiro e março de 2012, em dois canais de distribuição de alimentos orgânicos, no município de Fortaleza - CE: feira agroecológica e supermercados. Para análise estatística dos dados, empreende-se a técnica da análise fatorial, com a utilização do software SPSS, versão 20. Os resultados sugerem que os fatores ligados à saúde apresentam maior peso sobre as intenções de compra desses alimentos. Do ponto de vista gerencial, as contribuições deste estudo residem na compreensão das variáveis determinantes do comportamento de compra de um mercado em ascensão, o que sugere bases para o desenvolvimento de estratégias, por parte dos agentes da cadeia produtiva, adequadas ao mercado analisado.
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