Tecnologia da informação, criação e compartilhamento do conhecimento: um estudo do sistema integrado de segurança pública na diretoria de investigações criminais de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598703Resumo
Esta pesquisa buscou analisar o papel da tecnologia da informação no campo operacional da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina. Mais especificamente, foi orientada pela seguinte questão: como o uso da tecnologia da informação na área da segurança pública influencia a criação e o compartilhamento do conhecimento na investigação criminal da polícia civil formalizada por meio do inquérito policial? Metodologicamente, o estudo foi conduzido a partir da abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. As técnicas de coleta de dados consistiram de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise documental e análise de artefato físico. Para tratamento e interpretação dos dados, utilizaram-se de técnicas da análise de conteúdo. O estudo apontou que a utilização da tecnologia da informação propicia ações que facilitam o compartilhamento, principalmente do conhecimento explícito, e, consequentemente, qualificam as atividades relacionadas à investigação criminal e à formação do inquérito policial. Estas atividades carecem de estratégias que estimulem o compartilhamento do conhecimento tácito e, por conseguinte, a criação do conhecimento. Identificou-se, ainda, que a contribuição da tecnologia à criação e ao compartilhamento do conhecimento depende também de outras variáveis de ordem contextual (como políticas institucionais, por exemplo) e individual (tal como resistência).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.