Tecnologia da informação, criação e compartilhamento do conhecimento: um estudo do sistema integrado de segurança pública na diretoria de investigações criminais de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598703Resumen
Esta pesquisa buscou analisar o papel da tecnologia da informação no campo operacional da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina. Mais especificamente, foi orientada pela seguinte questão: como o uso da tecnologia da informação na área da segurança pública influencia a criação e o compartilhamento do conhecimento na investigação criminal da polícia civil formalizada por meio do inquérito policial? Metodologicamente, o estudo foi conduzido a partir da abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. As técnicas de coleta de dados consistiram de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise documental e análise de artefato físico. Para tratamento e interpretação dos dados, utilizaram-se de técnicas da análise de conteúdo. O estudo apontou que a utilização da tecnologia da informação propicia ações que facilitam o compartilhamento, principalmente do conhecimento explícito, e, consequentemente, qualificam as atividades relacionadas à investigação criminal e à formação do inquérito policial. Estas atividades carecem de estratégias que estimulem o compartilhamento do conhecimento tácito e, por conseguinte, a criação do conhecimento. Identificou-se, ainda, que a contribuição da tecnologia à criação e ao compartilhamento do conhecimento depende também de outras variáveis de ordem contextual (como políticas institucionais, por exemplo) e individual (tal como resistência).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.