Compensação executiva e prestígio corporativo: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465986272

Palavras-chave:

Remuneração executiva, Prestígio Corporativo, Revisão sistemática de literatura

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a compensação executiva e o prestigio corporativo baseado na literatura.
Metodologia: Organizamos e analisamos sistematicamente periódicos revisados por pares de 1960 a 2021 para avaliar a progressão acadêmica em remuneração de executivos e prestígio corporativo. Analisamos 59 artigos da Web of Science Core Collection e do banco de dados Scopus.
Resultados: Identificamos um aumento na taxa de publicações por ano sobre esse tópico. A síntese da literatura revela que, fundamentalmente, os estudos foram realizados nos Estados Unidos. Os resultados também mostram que há pouca relação entre os pesquisadores e, por fim, identificamos uma lacuna na literatura, pois a maioria dos estudos sobre remuneração de executivos não considera o prestígio corporativo, o desempenho e a remuneração em conjunto.
Originalidade/valor: Este estudo é pioneiro na realização de uma revisão sistemática da literatura que considera a interconexão entre remuneração e prestígio. As contribuições deste estudo consistem em identificar e sistematizar o conhecimento e derivar a lacuna de pesquisa e pesquisas futuras, o que é útil para acadêmicos e profissionais entenderem a remuneração de executivos e o prestígio corporativo, pois os dados revelam um campo de estudo a ser considerado e analisado.

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Biografia do Autor

Vanessa Rabelo Dutra, Universidade Federal do Pampa

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2020), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), especialização em administração financeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). ) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Foi pró-reitora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação da Universidade Federal do Pampa. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa no Curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNPAMPA). Suas principais áreas de especialização são finanças corporativas e governança corporativa.

Wesley Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1996), mestrado (1999) e doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq há mais de 20 anos (Nível 1D). Atua nas amplas áreas de Administração de Empresas, Economia, Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase nos seguintes temas: Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças e Processos de Tomada de Decisão. Ocupou o cargo de Coordenador do Mestrado/Doutorado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2017, além de coordenar o Mestrado Profissional em Administração Pública em Redes (PROFIAP/UFAL) em 2021. Atuou no a Comissão Científica da XII Conferência da Rede Financeira Portuguesa Madeira (12 PFN) realizada na Ilha da Madeira, em Portugal. Foi professor permanente do mestrado acadêmico em Administração da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) de 2019 a 2023, além de professor permanente do mestrado profissional em Administração Pública em Redes (PROFIAP/ Alagoas) de 2020 a 2023. Atualmente é Coordenador de Pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC). É líder do grupo de pesquisa em Processos de Decisão (PD), certificado pelo CNPq da UFAL e é professor permanente do Mestrado Acadêmico em Economia da UFAL. ID do Pesquisador: X-1739-2019; índice-h SCOPUS = 9; índice-h Scholar Google = 24 (2.431 citações); Pontuação ResearchGate (2023): Índice-h = 17 (1.253 citações).

Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). . Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho, gestão de custos, finanças, controle de gestão e mercado de ações.

Aliki Karagrigoriou Galanos, Universidade Federal do Pampa

É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Pampa (2021/02) com especialização em Finanças e Contabilidade pela Harvard Business School Online (2023/01). Atualmente é mestranda em administração pela Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2024-06-20

Como Citar

Dutra, V. R., Silva, W. V. da, Ceretta, P. S., & Galanos, A. K. (2024). Compensação executiva e prestígio corporativo: uma revisão sistemática de literatura. Revista De Administração Da UFSM, 17(2), e7. https://doi.org/10.5902/1983465986272

Edição

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