Como empresas consolidam a presença em mercados estrangeiros? considerações sobre o processo de internacionalização

Autores

  • Flavia Luciane Scherer UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597443

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198346597443

O presente artigo, de natureza teórica, pretende levantar considerações relativas à internacionalização de empresas, com ênfase nas questões subjacentes à manutenção e ao crescimento de suas operações, no mercado externo. No ambiente acadêmico, rapidamente foi percebido que o incremento do processo de globalização levou a novas perspectivas em termos da atuação das empresas em um contexto de elevada competição. Tal movimento impulsionou o crescente interesse no estudo do fenômeno da internacionalização e dos processos envolvidos na administração de empresas com atuação no mercado externo. Neste artigo, procedeu-se à apresentação de abordagens ao estudo da internacionalização, o que levou à conclusão de que os estudos ora referenciados – nos campos da teoria organizacional e marketing/negócios internacionais – não apresentam, plenamente, construções teóricas que permitam investigar a consolidação como etapa final no processo de internacionalização. Acredita-se ser oportuna a busca de variáveis e indicadores que levem à adequada caracterização e análise desse período. Entender como empresas mantiveram-se atuando no exterior, de forma lucrativa, pode gerar insighst úteis ao planejamento de ações para estímulo à internacionalização, além de proporcionar o necessário avanço do corpo de conhecimentos teóricos acerca do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Luciane Scherer, UFSM

Professora Adjunta do Departamento de Ciêrncias Administrativas, Doutora em Administração pela UFMG, com atuação nas áreas de estratégia, marketing e negócios internacionais.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

Scherer, F. L. (2012). Como empresas consolidam a presença em mercados estrangeiros? considerações sobre o processo de internacionalização. Revista De Administração Da UFSM, 5(3), 569–588. https://doi.org/10.5902/198346597443

Edição

Seção

Artigos