Como empresas consolidam a presença em mercados estrangeiros? considerações sobre o processo de internacionalização
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597443Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198346597443
O presente artigo, de natureza teórica, pretende levantar considerações relativas à internacionalização de empresas, com ênfase nas questões subjacentes à manutenção e ao crescimento de suas operações, no mercado externo. No ambiente acadêmico, rapidamente foi percebido que o incremento do processo de globalização levou a novas perspectivas em termos da atuação das empresas em um contexto de elevada competição. Tal movimento impulsionou o crescente interesse no estudo do fenômeno da internacionalização e dos processos envolvidos na administração de empresas com atuação no mercado externo. Neste artigo, procedeu-se à apresentação de abordagens ao estudo da internacionalização, o que levou à conclusão de que os estudos ora referenciados – nos campos da teoria organizacional e marketing/negócios internacionais – não apresentam, plenamente, construções teóricas que permitam investigar a consolidação como etapa final no processo de internacionalização. Acredita-se ser oportuna a busca de variáveis e indicadores que levem à adequada caracterização e análise desse período. Entender como empresas mantiveram-se atuando no exterior, de forma lucrativa, pode gerar insighst úteis ao planejamento de ações para estímulo à internacionalização, além de proporcionar o necessário avanço do corpo de conhecimentos teóricos acerca do tema.
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