Índice de Theil-T por estratos de renda e por determinantes das desigualdades de remuneração: uma aplicação para o mercado de trabalho de Santa Maria, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597410Resumo
Este artigo objetiva apresentar o índice de Theil-T, baseado nas leis da física e na moderna Teoria Matemática da Comunicação de Shannon, para medir a desigualdade de renda. Esse índice permite utilizar dados por estratos de renda, além de estimar as desigualdades inter e intraestratos. Para exemplificar sua aplicação, estimou-se a desigualdade de remuneração no mercado de trabalho formal do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, por características sociais (gênero, faixa etária e grau de instrução) e atributos do próprio mercado (esfera de atuação e atividade econômica) entre 2000 e 2009. Apesar dos índices de desigualdade, dados por essas características, apontarem um nível de desigualdade médio-baixo de acordo com a classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ressalta-se a importância de avaliar a distribuição da renda considerando as condições locais de cada microrregião, com a finalidade de direcionar as políticas públicas a corrigirem os determinantes de maior influência nas disparidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


