Índice de Theil-T por estratos de renda e por determinantes das desigualdades de remuneração: uma aplicação para o mercado de trabalho de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Autori

  • Arioane Primon Soares Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciane Flores Jacobi Universidade Federal de Santa Maria
  • Roselaine Ruviaro Zanini Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriano Mendonça Souza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597410

Abstract

Este artigo objetiva apresentar o índice de Theil-T, baseado nas leis da física e na moderna Teoria Matemática da Comunicação de Shannon, para medir a desigualdade de renda. Esse índice permite utilizar dados por estratos de renda, além de estimar as desigualdades inter e intraestratos. Para exemplificar sua aplicação, estimou-se a desigualdade de remuneração no mercado de trabalho formal do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, por características sociais (gênero, faixa etária e grau de instrução) e atributos do próprio mercado (esfera de atuação e atividade econômica) entre 2000 e 2009. Apesar dos índices de desigualdade, dados por essas características, apontarem um nível de desigualdade médio-baixo de acordo com a classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ressalta-se a importância de avaliar a distribuição da renda considerando as condições locais de cada microrregião, com a finalidade de direcionar as políticas públicas a corrigirem os determinantes de maior influência nas disparidades.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Arioane Primon Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Economia, especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa.

Luciane Flores Jacobi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Estatística da UFSM.

Licenciada em Matemática, especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa, mestre em Engenharia de produção e Doutora em Agronomia.

Roselaine Ruviaro Zanini, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Estatística da UFSM.

Licenciada em Matemática, especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa, mestre em Engenharia de produção e Doutora em Epidemiologia.

Adriano Mendonça Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Estatística da UFSM.

Licenciado em Matemática, especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa, mestre e doutor em Engenharia de produção.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-05-18

Come citare

Soares, A. P., Jacobi, L. F., Zanini, R. R., & Souza, A. M. (2016). Índice de Theil-T por estratos de renda e por determinantes das desigualdades de remuneração: uma aplicação para o mercado de trabalho de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Revista De Administração Da UFSM, 9(2), 280–292. https://doi.org/10.5902/198346597410

Fascicolo

Sezione

Articles