O seu bairro te convida para caminhar? Análise da percepção dos pedestres sobre as condições de caminhabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465973792Palavras-chave:
Gestão urbana, Cidades, PedestresResumo
Finalidade: O artigo visa analisar a caminhabilidade no bairro da Liberdade, Campina Grande, Paraíba, sob a perspectiva dos pedestres. Nesse sentido, buscou-se compreender as condições de deslocamento, incluindo qualidade da calçada, mobilidade, segurança pública, segurança viária, e ambiente, identificando áreas de melhoria para a tomada de decisões pelo poder público.
Desenho/Metodologia/Abordagem: A pesquisa é qualitativa, utilizando uma abordagem analítica e comparativa. A coleta de dados envolveu pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas presencialmente e online ao longo de oito dias. A amostra incluiu 15 participantes, predominantemente com ensino superior, residentes na Liberdade. O roteiro utilizado foi o instrumento adaptado de Medeiros e Vasconcelos (2021).
Resultados: O estudo revelou condições inadequadas de caminhabilidade na Liberdade, destacando calçadas irregulares, falta de acessibilidade e segurança pública precária. A pesquisa enfatizou a necessidade de investimentos para melhorar a locomoção e criar um ambiente seguro. Destacou-se a perspectiva positiva dos pedestres em relação a atrações como parques.
Limitações/Implicações da Pesquisa: Reconhecendo limitações nos resultados, a pesquisa concentrou-se na Liberdade, indicando a necessidade de mais estudos em outros bairros de Campina Grande. Implicações práticas incluem a necessidade de investimentos em infraestrutura e manutenção.
Implicações Sociais: As descobertas evidenciam a importância da conscientização pública sobre a participação no planejamento urbano para melhorar as condições de deslocamento a pé nos espaços urbanos da cidade.
Originalidade/Valor: Contribuindo para a gestão urbana e sustentabilidade, o estudo oferece insights sobre a expansão urbana e suas consequências. Destaca o papel democrático e participativo dos pedestres nas reflexões sobre a caminhabilidade urbana.
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