O mundo pertence aos espertos? Comportamento desonesto nas escolas de negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465973386

Palavras-chave:

Plágio acadêmico, Comportamento desonesto, Pós-graduação, Educação empresarial

Resumo

Objetivo: o objetivo principal deste estudo é analisar os significados e percepções de alunos de programas de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) em Administração, bem como de professores de programas de pós-graduação (PPGs) de diferentes instituições, em relação às práticas possíveis de comportamento desonesto e plágio no contexto acadêmico. Destaca as causas, consequências e significados das possíveis práticas de desonestidade e plágio no contexto acadêmico, tendo como referencial teórico as possíveis razões para o plágio e desonestidade neste contexto.

Desenho/metodologia/abordagem: foram analisadas as percepções de 28 professores e alunos, extraídas de entrevistas semi-estruturadas e questionários, posteriormente analisadas por meio da análise categórica de Flores, onde os dados qualitativos foram reduzidos, categorizados e codificados, capturando os significados relevantes.

Resultados: o estudo destaca o fenômeno da desonestidade acadêmica, por meio de relatos de professores e alunos, elencando quatro metacategorias: significado e percepção do fenômeno-não, causas, consequências e formas de combate, que por sua vez geraram outras sete categorias.

Implicações práticas: são discutidas possíveis causas e implicações do plágio, bem como formas de combater ou mitigar o impacto desses atos nos programas de ensino de Administração de Empresas, fomentando o debate sobre essas práticas deletérias no contexto acadêmico.

Originalidade/valor: o trabalho destaca indícios de condutas desonestas na academia, que por vezes passam despercebidas por diversos programas de pós-graduação stricto sensu em gestão.

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Biografia do Autor

Daniel Martins Abelha, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor do Curso de Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo.

Roberto Pessoa De Queiroz Falcão, Universidade Unigranrio

Doutor em Administração pela PUC RIO - IAG,   Professor de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Grande Rio - Afya

Cristiane Koda Perpétuo, Universidade de São Paulo

Mestranda em Administração pela Universidade de São Paulo.

Nágila Giovanna Silva Vilela, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Professora e Coordenadora do Curso de Graduação em Administração pela UMFG-PR

Fernando Rejani Miyazaki, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Administração pela  Universidade de São Paulo

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

Abelha, D. M., Falcão, R. P. D. Q., Perpétuo, C. K., Vilela, N. G. S., & Miyazaki, F. R. (2023). O mundo pertence aos espertos? Comportamento desonesto nas escolas de negócios. Revista De Administração Da UFSM, 16(4), e4. https://doi.org/10.5902/1983465973386

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