Práticas de Sustentabilidade, Governança Corporativa e Responsabilidade Social afetam o risco e o retorno dos investimentos?

Autores

  • Bruno Milani Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo Brutti Righi Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Sérgio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria
  • Valéria da Veiga Dias Faculdade Palotina de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346596946

Resumo

DOI: 10.5902/198346596946O presente artigo tem como objetivo verificar se os investimentos em empresas com melhores práticas de Responsabilidade Social Empresarial, Governança Corporativa e Sustentabilidade apresentam diferenças quanto à performance em relação a investimentos nas empresas que representam o mercado. Para tanto, foram analisadas as séries de retornos diários dos índices Ibovespa, IGC, IGCT, ISE e ITAG através do modelo GARCH e de testes não paramétricos de diferença de média. Os resultados demonstram que a volatilidade condicional dos índices de práticas diferenciadas é significativamente menor do que a volatilidade do índice Ibovespa apesar da correlação entre os retornos ser muito alta. Além disso, o Índice de Sharpe (1966) demonstrou que o retorno por unidade de risco é significativamente superior para os índices de melhores práticas, em relação ao Ibovespa. Assim, de uma maneira geral, é possível concluir que os investimentos em empresas com melhores práticas constituem uma alternativa menos arriscada e mais rentável para o investidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Milani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pelo Progama de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA-UFSM). Professor da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS).

Marcelo Brutti Righi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA-UFSM).

Paulo Sérgio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Valéria da Veiga Dias, Faculdade Palotina de Santa Maria

Mestra em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA-UFSM). Professora da Faculdade Palotina de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Como Citar

Milani, B., Righi, M. B., Ceretta, P. S., & Dias, V. da V. (2012). Práticas de Sustentabilidade, Governança Corporativa e Responsabilidade Social afetam o risco e o retorno dos investimentos?. Revista De Administração Da UFSM, 5, 667–682. https://doi.org/10.5902/198346596946

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)