Categorias estéticas: construção e validação da AESCATScale

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465969163

Palavras-chave:

Escala, Categorias estéticas, Práticas de trabalho

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo centrou-se na elaboração e validação de uma escala de percepção estética organizacional (AESCATScale) para ser usada na compreensão das percepções dos indivíduos sobre a vida organizacional.

Metodologia: Para tanto, realizamos revisão bibliográfica, entrevistas exploratórias, aplicação de surveys e técnicas de análise multivariada. A escala foi validada por meio de aplicação com professores de ensino superior

Resultados: Nossos resultados consistiram em um modelo de construto multidimensional para percepção da estética organizacional (AESCATScale), com sete dimensões e vinte itens. Conforme a análise, o construto se mostrou consistente e pode ser tomado como base para evoluções posteriores do estudo.

Limitações/implicações da pesquisa: Destacamos três limitações peculiares à pesquisa: a) o caráter subjetivo do tema, b) a falta de compreensão de algumas categorias pelos respondentes e c) a amostra utilizada foi escolhida por sua acessibilidade e por ter sido restrita a professores universitários de um único estado do Brasil.

Implicações práticas: A AESCATScale pode revelar a lógica sensível subjacente a várias práticas organizacionais no local de trabalho de um ponto de vista sensível. Além disso, pode ser uma ferramenta útil para auxiliar na tomada de decisão de um gerente em situações de mudança.

Originalidade/valor: Este estudo apresenta uma abordagem diferenciada para a gestão organizacional que às vezes pode ser perdida devido à sua natureza abstrata. Portanto, apresenta uma ferramenta de pesquisa inovadora que pode ser usada tanto em ambientes corporativos quanto acadêmicos.

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Biografia do Autor

Michelle do Carmo Sobreira, Centro Universitário Christus, Fortaleza, CE

Doctoral of Administration from the State University of Ceará, Innovation Coordinator at Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará.

Joelma Soares da Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Doctoral of Administration at State University of Ceará (PPGA/UECE). Professor at Federal University of Ceará (UFC).

Luma Louise Sousa Lopes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Doctoral of Administration at State University of Ceará (PPGA/UECE). Professor at Federal University of Ceará (UFC).

Márcio de Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Professor of the Postgraduate Program in Administration at the State University of Ceará - UECE. Vice-Coordinator of the PPGA/UECE. Permanent Professor of the Professional Master's Degree in Health Management - MEPGES. Doctorate in Business Administration from the University of Fortaleza - Unifor, with a 12-month Sandwich Doctorate from the University of Manitoba, Canada.

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Publicado

2023-03-29

Como Citar

Sobreira, M. do C., Silva, J. S. da, Lopes, L. L. S., & Mota, M. de O. (2023). Categorias estéticas: construção e validação da AESCATScale. Revista De Administração Da UFSM, 16(1), e2. https://doi.org/10.5902/1983465969163

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