Crowdsourced employer branding: uma análise a partir da plataforma glassdoor
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465966608Palavras-chave:
Clima organizacional, Cultura organizacional, Crowdsourcing, Employer brandingResumo
Finalidade: O presente estudo tem como objetivo avaliar os aspectos de clima e cultura organizacional a partir das contribuições voluntárias publicadas na plataforma de Crowdsourced Employer Branding Glassdoor.
Desenho/metodologia: Metodologicamente trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva longitudinal retrospectiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, cuja coleta se deu por meio de procedimento técnico de levantamento com análise interpretativa das afirmações dos usuários do Glassdoor. A amostra foi composta por 5 empresas do setor tecnológico localizadas na cidade de Florianópolis-SC, que teve caráter prático.
Constatações: O estudo investiga a cultura organizacional a partir das observações obtidas no Glassdoor, verificar a diferença de médias entre a Cultura e a Nota Geral das empresas observadas, a percepção de clima a partir das manifestações a favor ou contra as práticas da organização e relacionar a cultura e o clima organizacional da amostra estudada.
Originalidade/valor: Teoricamente, o estudo aponta as possibilidades de avaliar o clima e cultura organizacional por meio de plataformas de Crowdsourced Employer Branding e que o fator “cultura” é determinante para a avaliação positiva ou negativa de uma empresa. Em relação às contribuições práticas, percebe-se que o estudo contribui com a decisão de candidatos frente as empresas para trabalhar. Além disso, traz a importância de as empresas desenvolverem uma boa cultura e manterem um bom clima organizacional. Tendo em vista que essas informações estão acessíveis para as pessoas na internet.
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