Crowdsourced employer branding: uma análise a partir da plataforma glassdoor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465966608

Palavras-chave:

Clima organizacional, Cultura organizacional, Crowdsourcing, Employer branding

Resumo

Finalidade: O presente estudo tem como objetivo avaliar os aspectos de clima e cultura organizacional a partir das contribuições voluntárias publicadas na plataforma de Crowdsourced Employer Branding Glassdoor.

Desenho/metodologia: Metodologicamente trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva longitudinal retrospectiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, cuja coleta se deu por meio de procedimento técnico de levantamento com análise interpretativa das afirmações dos usuários do Glassdoor. A amostra foi composta por 5 empresas do setor tecnológico localizadas na cidade de Florianópolis-SC, que teve caráter prático.

Constatações: O estudo investiga a cultura organizacional a partir das observações obtidas no Glassdoor, verificar a diferença de médias entre a Cultura e a Nota Geral das empresas observadas, a percepção de clima a partir das manifestações a favor ou contra as práticas da organização e relacionar a cultura e o clima organizacional da amostra estudada.

Originalidade/valor: Teoricamente, o estudo aponta as possibilidades de avaliar o clima e cultura organizacional por meio de plataformas de Crowdsourced Employer Branding e que o fator “cultura” é determinante para a avaliação positiva ou negativa de uma empresa. Em relação às contribuições práticas, percebe-se que o estudo contribui com a decisão de candidatos frente as empresas para trabalhar. Além disso, traz a importância de as empresas desenvolverem uma boa cultura e manterem um bom clima organizacional. Tendo em vista que essas informações estão acessíveis para as pessoas na internet.

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Biografia do Autor

Daniel Penz, Faculdade CESUSC, Florianópolis, SC

PhD Student in Administration (UDESC), Master in Business at the University of Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor of the Administration and Marketing Course at the Faculty CESUSC – Florianópolis/SC.

Mathias Picollo de Almeida, Faculdade CESUSC, Florianópolis, SC

Degree in Business Administration from the Faculty Cesusc - Florianópolis, SC.

Bianca Costa Amorim, Fundação CERTI, Florianópolis, SC

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com foco em cultura empreendedora internacional, com Especialização em Educação a Distância: Gestão e Tutoria e graduação em Administração de Empresas. Dentre os assuntos pesquisados destacam-se os relacionados a gestão da qualidade, análises de dados, empreendedorismo, inovação, educação, startups, tecnologia, estratégia, análises de mercado e prospecção de novos negócios. Como atuação de mercado, participei do projeto RAMA - Rede de Manufatura Avançada para o Agronegócio e do projeto MetroBI, que trata do uso de dados para o desenvolvimento dos laboratórios Tecnológicos e projeto MetroBI - Saúde foi um projeto similar direcionado ao setor da saúde na Fundação CERTI. Lecionei no Senac e Uniasselvi para diversos cursos de graduação com disciplinas de mercado, marketing, pesquisa, gestão de recursos humanos entre outros. Minhas pesquisas acadêmicas estão publicadas em revistas e eventos nacionais e internacionais com destaques para o International Journal of Innovation e Iberoamerican Academy Conference. Em meus artigos fui premiada com o prêmio de melhor artigo pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de pequenas Empresas, divulgado no EGEPE 2018 com o estudo: A Influência da orientação empreendedora na capacidade absortiva e o desempenho das startups brasileiras.

Priscila Cembranel, Universidade do Contestado, Mafra, SC

    Fast traslate Icon translate   PÓS-DOUTORANDA EM ADMNISTRAÇÃO pela UFPR, docente dos cursos de gestão na UNISOCIESC   Fast traslate Icon translate

Carlos Roberto de Rolt, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Post-doctorate in Administration (UNIBO), PhD in Production Engineering from the Federal University of the State of Santa Catarina (UFSC). Professor of the Graduate and Postgraduate Program in Administration – ESAG-UDESC/SC.

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Publicado

2023-03-29

Como Citar

Penz, D., Almeida, M. P. de, Amorim, B. C., Cembranel, P., & Rolt, C. R. de. (2023). Crowdsourced employer branding: uma análise a partir da plataforma glassdoor. Revista De Administração Da UFSM, 16(1), e7. https://doi.org/10.5902/1983465966608

Edição

Seção

Artigos