Processo de escolha da melhor localização de unidades operacionais móveis: uma aplicação da técnica processo de análise hierárquica – AHP
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596648Resumo
Este trabalho apresenta a aplicação da técnica Processo de Análise Hierárquica (AHP) para auxiliar o processo decisório de uma pequena empresa, que desenvolveu e usa uma nova tecnologia móvel para o tratamento térmico de pallets de madeira. A decisão refere-se à escolha da melhor combinação de locais para instalar as três bases operacionais da empresa no estado do Rio Grande do Sul. Como o tratamento térmico deve ser sempre realizado nas instalações dos clientes, a localização das bases operacionais é uma decisão-chave para a sobrevivência da empresa, assim como para seu crescimento, pois se relaciona diretamente com várias outras importantes variáveis, como custos operacionais, oferta e treinamento de mão de obra especializada, tempo de resposta às solicitações dos clientes, etc. O portfólio de clientes da empresa vem crescendo consideravelmente devido à inovadora tecnologia usada no processo de esterilização dos pallets. Há mais de 50 clientes espalhados em uma área superior a 250.000 km2. Para a diretoria à frente do empreendimento, analisar o problema exclusivamente sob a tradicional ótica de custos pareceu insuficiente. A utilização da técnica AHP proporcionou importantes informações, permitindo incorporar outros fatores na análise, além da visão estritamente financeira. Os fatores envolvidos, sua estrutura hierárquica e seus pesos relativos foram estabelecidos por consenso entre os gerentes e executivos da empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.