Categorias de análise de um sistema produtivo: uma proposta a partir das abordagens da administração
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596291Resumen
O objetivo da presente investigação foi o de apresentar e sustentar um conjunto de categorias de análise aplicáveis a um sistema produtivo, tendo como base teórica as abordagens da Administração. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, buscando categorias representativas identificadas e sustentadas pela literatura sobre Administração. A partir dos estudos de Hanson e Voss (1995), foram propostas treze categorias, cuja análise se faz necessária ao se considerar um sistema de produção: controle da produção, desempenho operacional, desenvolvimento de novos produtos, equipamentos e tecnologia, fábrica, gestão ambiental, investimentos, organização e cultura, planejamento da produção, programação da produção, qualidade, saúde e segurança e tempo de ciclo. Os resultados demonstraram que categorias como qualidade, gestão ambiental e saúde e segurança foram pouco estudadas pelas abordagens administrativas tradicionais, porém surgem frequentemente nas tendências emergentes. Percebeu-se, também, a influência ainda preponderante da Abordagem Clássica na fundamentação teórica das demais categorias propostas. Finalmente, verificou-se a representatividade das treze categorias identificadas com base nas abordagens administrativas estudadas, denotando a sua adequabilidade na análise de sistemas produtivos nas organizações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

