Você é o que você veste? A associação da autoidentidade do gay masculino ao vestuário de luxo
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595631Resumo
A emergência da identidade dos consumidores homossexuais modernos, favorecida pelas condições socioeconômicas e psicológicas proporcionadas pelo capitalismo, permitiu que estes se sentissem livres para expressar sua identidade, dentre outras formas, por meio da utilização de produtos e serviços. Assim, compreender o que leva este nicho de mercado a optar pelo consumo de determinada categoria de produto é, sem dúvida, de grande importância para as empresas que desejem trabalhar com público caracterizado por perfil atraente enquanto consumidor. Isso motivou o presente estudo qualitativo de caráter exploratório, que buscou identificar a relação que o consumo de vestuário de luxo por parte dos homossexuais masculinos pode ter com o desenvolvimento do seu eu estendido, assim como com a construção de sua autoimagem. A pesquisa foi realizada em quatro etapas, por meio de entrevistas com 12 homens, incluindo revisão bibliográfica, aplicação de formulário com escala de Likert e de formulário com escala semântica, e estudo dos resultados. Concluiu-se que o autoconceito influencia diretamente no comportamento de compra do homossexual masculino e que a maior parte dos entrevistados faz uso de vestuário de luxo para compor seu eu estendido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


