Competências empreendedoras e sua relação com o desempenho de MPMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465945216

Palavras-chave:

Entrepreneurship. Entrepreneur skills. Performance. MSMEs

Resumo

Objetivo – Este estudo se dedicou a verificar a relação entre as competências empreendedoras e o desempenho de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

Design/ metodologia – uma pesquisa quantitativa e descritiva, operacionalizada por meio de um levantamento com 47 micro, pequenos e médios empreendedores foi conduzida.

Resultados – A maior parte dos empreendedores respondentes buscam oportunidades, assumem riscos calculados, e exigem qualidade e eficiência com frequência em suas atividades dentro da empresa. Também pode-se observar que mostram ser sempre persistentes, comprometidos e buscar informações. Ainda, estabelecem metas, planejam e monitoram, mantém rede de contatos, são independentes e autoconfiantes. A maioria (60,4%) estão em alto crescimento das vendas, 14,6% constataram ser muito lucrativas e 68,7% tem lucratividade média ou alta, 68,8% delas possuem boa parte da fatia de mercado (market share) - assim, as empresas mostram ter uma percepção de desempenho positiva; (3) foi possível verificar que há relação entre as competências empreendedoras e o desempenho de MPMEs.

Implicações da pesquisa - mesmo os jovens adultos sejam uma representação dos futuros líderes não há diferença significativa entre suas habilidades empreendedoras com outros proprietários de MPMEs. Além disso, na dimensão poder, em nosso estudo apenas Persuasão e Rede apresentaram relação com o desempenho, mesmo que em estudos anteriores a independência e a autoconfiança mostraram relação com o desempenho.

Originality/ value: Foi possível concluir que o planejamento e acompanhamento sistemáticos e a persuasão e rede de contatos são as características empreendedoras decisivas na atuação das MPMEs.

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Biografia do Autor

Karieli Belli de Mello Macedo, Uniarp, Brazil

Undergraduate in Business Management (UNIARP/Brazil)

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Bacharela em Administração com habilitação em Marketing (2009) e Especialista em Gestão Empresarial (2011) pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Mestra (2013) e Doutora em Administração (2017), na linha de pesquisa Estratégia em Organizações, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Visiting Scholar no departamento de estratégia e negócios internacionais da Sawyer Business School - Suffolk University, em Boston (EUA), sob supervisão do professor Dr. Carlos Rufin (2016). Participou do Marketing Executive Program e Business English Program na Ohio University (EUA) (2017). Atua como docente no curso de Administração (2014-atual) e Jornalismo (2016-atual), em cursos de Especialização (2017-atual) e como professora no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade (2017-atual) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Atua também em cursos de especialização no SENAC Santa Catarina (2014-atual). Coordena o Fundo de Apoio a Pesquisa (FAP) da UNIARP. Integra o Colegiado do Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração (2015-atual) e do Colegiado do Curso de Jornalismo da UNIARP (2017-atual). É revisora convidada de periódicos nacionais, como Revista de Administração da UFSM, Reunir: Revista de Administracao, Ciencias Contabeis e Sustentabilidade, Revista Desenvolvimento em Questão e outras. É avaliadora de importantes eventos nacionais e internacionais, como o Encontro de Estudos em Estratégia da Anpad, EnANPAD, EIBA Conference e outros. Anteriormente, trabalhou como docente no curso de Administração da Faculdade de Itapiranga (FAI) (2012-2015) e teve experiência executiva na gestão de marketing da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) (07/2014-02/2017) e técnico-administrativa em empresas da esfera privada, pública e sem fins lucrativos (2005-2014). Tem se dedicado ao ensino e pesquisa nas áreas de: estratégia em organizações, competitividade, negócios internacionais, empreendedorismo, marketing, marketing e sociedade e inovação. 

Julia Bianchi, Uniarp, Brazil

Undergraduate Student in Business Management (UNIARP/Brazil)

Rosana Claudio Silva Ogoshi, Uniarp, Brazil

Professor and Researcher at Uniarp, Brazil

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Macedo, K. B. de M., Hahn, I. S., Bianchi, J., & Ogoshi, R. C. S. (2020). Competências empreendedoras e sua relação com o desempenho de MPMES. Revista De Administração Da UFSM, 13, 1408–1422. https://doi.org/10.5902/1983465945216