Efetividade da gestão do ensino superior público a partir do programa de excelência Baldrige

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465938814

Palavras-chave:

Effectiveness. Strategy, Management, Model of Excellence, Baldrige.

Resumo

Objetivo - O objetivo deste artigo é analisar a efetividade da gestão do ensino superior, segundo o Modelo de Excelência Baldrige, em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais, com base na percepção dos servidores públicos.Desenho / metodologia / abordagem – Utilizou-se uma pesquisa quantitativa com a aplicação de questionários aos funcionários da universidade. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística multivariada por meio do método de Partial Least Squares - Structural Equation Modeling (PLS-MEE) e Covariância (MEE-CB).Resultados - Os métodos adotados confirmaram que a Liderança, Planejamento Estratégico, Foco no Cliente, Mensuração do Conhecimento, Análise e Gestão, Foco na Força de Trabalho e Foco na Operação explicam mais de 75% da efetividade da gestão de uma IPES. Essa pesquisa corrobora com o Baldrige Education Criteria for Performance Excellence (2019), mesmo que aplicado no Brasil, um contexto diferente do modelo original. Limitações / implicações da pesquisa - A percepção do cliente não foi coletada nesta pesquisa. Para uma maior profundidade de análise dos construtos e do modelo, verifica-se que é relevante incluir nas pesquisas futuras a participação do cliente e ampliar as unidades de análise.Originalidade / valor – Conhecer os elementos que impactam a efetividade da gestão das instituições públicas de ensino superior. Com o modelo explica-se de forma significativa a efetividade da gestão, mas, não é comprovada a correlação simultânea entre todos construtos e observa-se pouca contribuição da liderança. Estes resultados demonstram a necessidade de avanços nas especificidades do modelo para a gestão deste tipo de instituição. 

Objetivo - O objetivo deste artigo é analisar a efetividade da gestão do ensino superior, segundo o Modelo de Excelência Baldrige, em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais, com base na percepção dos servidores públicos.

Desenho / metodologia / abordagem – Utilizou-se uma pesquisa quantitativa com a aplicação de questionários aos funcionários da universidade. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística multivariada por meio do método de Partial Least Squares - Structural Equation Modeling (PLS-MEE) e Covariância (MEE-CB).

Resultados - Os métodos adotados confirmaram que a Liderança, Planejamento Estratégico, Foco no Cliente, Mensuração do Conhecimento, Análise e Gestão, Foco na Força de Trabalho e Foco na Operação explicam mais de 75% da efetividade da gestão de uma IPES. Essa pesquisa corrobora com o Baldrige Education Criteria for Performance Excellence (2019), mesmo que aplicado no Brasil, um contexto diferente do modelo original.

Limitações / implicações da pesquisa - A percepção do cliente não foi coletada nesta pesquisa. Para uma maior profundidade de análise dos construtos e do modelo, verifica-se que é relevante incluir nas pesquisas futuras a participação do cliente e ampliar as unidades de análise.

Originalidade / valor – Conhecer os elementos que impactam a efetividade da gestão das instituições públicas de ensino superior. Com o modelo explica-se de forma significativa a efetividade da gestão, mas, não é comprovada a correlação simultânea entre todos construtos e observa-se pouca contribuição da liderança. Estes resultados demonstram a necessidade de avanços nas especificidades do modelo para a gestão deste tipo de instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greiciele Macedo Morais, Universidade FUMEC

PhD student in Management, Master in Management (FUMEC), specialist in strategic business management (FUMEC), Bachelor in Accounting (PUC), Bachelor in Administration (PUC), Administrator at the Federal University of Ouro Preto (UFOP). Jovelino Mineiro Street, 175 A, Vila Operária, Ouro Preto - MG, 35.400-000, Brazil. E-mail: greiciele.morais@ufop.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7011-3180


ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7011-3180

Henrique Cordeiro Martins, Universidade FUMEC

PhD in Administration (UFMG), Master in Production Engineering (UFMG), Executive MBA in Finance and Capital Markets (IBMEC). Professor and researcher of the Master's and Doctoral Program at FUMEC University. R. Cobre, 200 - Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, 30310-190 - Brazil. E-mail: henrique.martins@fumec.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8064-7386

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC

Doctor in Information Science (UFMG), Master in Public Administration (FJP), Specialization in Technology Management (Estácio de Sá University). Professor and researcher of the Master's and Doctoral Program at FUMEC University. R. Cobre, 200 - Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, 30310-190 - Brazil. E-mail: fabricio.ziviani@fumec.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2705-846X

Referências

Adriano, B. M. & Ramos, F. (2015). Liderança Universitária: uma revisão das publicações nacionais e estrangeiras sobre o tema. Revista Navus, Florianópolis, 5(4), 46-64.

Andreeva, T. & Kianto, A. (2012). Does knowledge management really matter? Linking knowledge management practices, competitiveness and economic performance. Journal of Knowledge Management, [S.1], 16(4), 617-636.

Andriguetto, H. J., Meyer, V. J., Pascucci, L. & Santos, A. D. (2011). Estratégias acadêmicas e suas manifestações: o discurso e a prática. Revista GUAL, Florianópolis, 4(3), 126-152.

Arbuckle, J. L. (2016). IBM SPSS Amos 24 User’s Guide. New York: IBM.

Baldrige, Performance Excellence Program (2019). Education Criteria for Performance Excellence. Gaithersburg, MD: U.S. Department of Commerce, National Institute of Standards and Technology, NIST. https://www.nist.gov/baldrige/how-baldrige-works/about-baldrigehttps://www.nist.gov/baldrige/how-baldrige-works/about-baldrige.

Baldrige, Performance Excellence Program (2015). Criteria Category and Item Commentary. Gaithersburg, MD: U.S. Department of Commerce, National Institute of Standards and Technology, 2015-2016.

Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: S. F, 1988.

Bryman, A. & Lilley, S. (2009). Leadership researchers on leadership in higher education. Leadership, London, 5(3), 331-346.

Calhoun, J. M. (2002). Using the Baldrige Criteria to Manage and Assess the Performance of Your Organization. The journal for quality & participation, [S.1], 45-54, Summer.

Costa, J. F. D. (2011). Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, [s.p.].

Cornali, F. (2012). Effectiveness and Efficiency of Educational Measures: Evaluation Practices, Indicators and Rhetoric. Scientific Research, Italy, 2(3), 255-260.

Drucker, P. F. (1998). Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira.

Evans, J. R., Ford, M. W., Masterson, S. S. & Hertz, H. S. (2012). Beyond performance excellence: research insights from Baldrige recipient feedback. Total Quality Management & Business Excellence, [S.1], 23(5), 489-506.

Ferreira, A. R. (2012). Modelo de excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação. Revista Eixo, Brasília, 1(1), 31-43.

Hair JR, J. F. et al. (2009). Multivariate Data Analysis. Upper Saddle River: Pearson Education, Inc. 6 [s.p].

Hair JR, J. F., Ringle, C. M. & Sarstedt, M. (2011) PLS-SEM: Indeed a Silver Bullet. Journal of Marketing Theory and Practice, 19 (2), 139-151.

Hair JR, J. F. et al. (2013). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Thousand Oaks: Sage, 1, [s.p].

Hrebiniak, L. G. (2006). Fazendo a estratégia funcionar: o caminho para uma execução bem- sucedida. Rio Grande do Sul: Bookman.

Kich, J. & Pereira, M. F. (2011). A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico. Cadernos EBAPE, Rio de Janeiro, 9 (4), 1045-1065.

Kraipetch, C., Kanjanawasee, S. & Prachyapruit, A. (2013). Organizational effectiveness evaluation for higher education institutions, ministry of tourism and sports. Research in Higher Education Journal, [S.1], 19(1), p. 1.

Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Translation of Lene Belon Ribeiro, Monica Stefani, Porto Alegre: Bookman 6, [s.p].

Marra, A. V.; Melo, M. C. O. L. (2003). Docente gerente: o cotidiano de chefes de departamento e coordenadores em uma Universidade Federal. Anais do Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, 27, Curitiba. Belo Horizonte: ANPAD, 2003.

Mastella, A. S. & Reis, E. A. dos. (2008). O gestor de Instituição de Ensino Superior e o desenvolvimento de competências gerenciais. Anais do Repositório da Universidade Federal Santa Catarina, 2008, Santa Catarina: Repositório UFSC.

Menezes, P. H. B., Martins, H. C., & Oliveira, R. R. (2018). The Excellence Baldrige Criteria in The Effectiveness of Higher Education Institutions Management. Brazilian Business Review (Portuguese Edition), 15(1).

Menezes, P. H. B. (2014). Antecedentes da efetividade da gestão de instituições de ensino superior. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós- Graduação em Administração, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mintzberg, H. (1998). Safari de Estratégia. Porto Alegre: Bookman.

Sharabi, M. (2013). Managing and improving service quality in higher education. International Journal of Quality and Service Sciences, [S.1], 5(3), 309-320.

Stewart, T. A. (1998). Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus.

Trigueiro, M. G. S. (2000). Ensino superior privado no Brasil. Brasília: Paralelo.

Downloads

Publicado

2020-11-28

Como Citar

Morais, G. M., Martins, H. C., & Ziviani, F. (2020). Efetividade da gestão do ensino superior público a partir do programa de excelência Baldrige. Revista De Administração Da UFSM, 13(5), 1032–1049. https://doi.org/10.5902/1983465938814