Efetividade da gestão do ensino superior público a partir do programa de excelência Baldrige
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465938814Palavras-chave:
Effectiveness. Strategy, Management, Model of Excellence, Baldrige.Resumo
Objetivo - O objetivo deste artigo é analisar a efetividade da gestão do ensino superior, segundo o Modelo de Excelência Baldrige, em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais, com base na percepção dos servidores públicos.Desenho / metodologia / abordagem – Utilizou-se uma pesquisa quantitativa com a aplicação de questionários aos funcionários da universidade. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística multivariada por meio do método de Partial Least Squares - Structural Equation Modeling (PLS-MEE) e Covariância (MEE-CB).Resultados - Os métodos adotados confirmaram que a Liderança, Planejamento Estratégico, Foco no Cliente, Mensuração do Conhecimento, Análise e Gestão, Foco na Força de Trabalho e Foco na Operação explicam mais de 75% da efetividade da gestão de uma IPES. Essa pesquisa corrobora com o Baldrige Education Criteria for Performance Excellence (2019), mesmo que aplicado no Brasil, um contexto diferente do modelo original. Limitações / implicações da pesquisa - A percepção do cliente não foi coletada nesta pesquisa. Para uma maior profundidade de análise dos construtos e do modelo, verifica-se que é relevante incluir nas pesquisas futuras a participação do cliente e ampliar as unidades de análise.Originalidade / valor – Conhecer os elementos que impactam a efetividade da gestão das instituições públicas de ensino superior. Com o modelo explica-se de forma significativa a efetividade da gestão, mas, não é comprovada a correlação simultânea entre todos construtos e observa-se pouca contribuição da liderança. Estes resultados demonstram a necessidade de avanços nas especificidades do modelo para a gestão deste tipo de instituição.Objetivo - O objetivo deste artigo é analisar a efetividade da gestão do ensino superior, segundo o Modelo de Excelência Baldrige, em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais, com base na percepção dos servidores públicos.
Desenho / metodologia / abordagem – Utilizou-se uma pesquisa quantitativa com a aplicação de questionários aos funcionários da universidade. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística multivariada por meio do método de Partial Least Squares - Structural Equation Modeling (PLS-MEE) e Covariância (MEE-CB).
Resultados - Os métodos adotados confirmaram que a Liderança, Planejamento Estratégico, Foco no Cliente, Mensuração do Conhecimento, Análise e Gestão, Foco na Força de Trabalho e Foco na Operação explicam mais de 75% da efetividade da gestão de uma IPES. Essa pesquisa corrobora com o Baldrige Education Criteria for Performance Excellence (2019), mesmo que aplicado no Brasil, um contexto diferente do modelo original.Limitações / implicações da pesquisa - A percepção do cliente não foi coletada nesta pesquisa. Para uma maior profundidade de análise dos construtos e do modelo, verifica-se que é relevante incluir nas pesquisas futuras a participação do cliente e ampliar as unidades de análise.
Originalidade / valor – Conhecer os elementos que impactam a efetividade da gestão das instituições públicas de ensino superior. Com o modelo explica-se de forma significativa a efetividade da gestão, mas, não é comprovada a correlação simultânea entre todos construtos e observa-se pouca contribuição da liderança. Estes resultados demonstram a necessidade de avanços nas especificidades do modelo para a gestão deste tipo de instituição.Downloads
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