O desenvolvimento de ações sócio-produtivas em associações de agricultura familiar na região amazônica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465935153Resumo
A Agricultura familiar possui como características a gestão de recursos compartilhada, a fonte de renda, diversidades produtivas, locais de trabalho e as moradias dos agricultores, portanto desenvolver ações sócio-produtivas trazem progresso para a economia, principalmente por fomentar o empreendedorismo junto às associações. Diante disto, esta pesquisa objetiva analisar o panorama das associações de agricultura familiar nos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena, Belém e Santa Izabel a fim de identificar demandas e propor ações sócio-produtivas voltadas à gestão e contabilidade, promovendo o desenvolvimento do Empreendedorismo Social na região amazônica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa Participante de abordagem qualitativa e com objetivo exploratória para identificar as demandas locais das associações pesquisadas. Os resultados apontam que ao identificar as demandas e por consequente realizar as ações sócio-produtivas, os associados se mostraram mais participativos, desenvolvendo ações empreendedoras, melhoraram o trato e a responsabilidade do orçamento financeiro familiar, apresentaram maior interesse em desenvolver ações empreendedoras junto as associações que por consequente se qualificaram para obter acesso as chamadas públicas, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


