Análise da evolução da adesão de empresas ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Autores

  • Vicente Lima Crisóstomo Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-8593-0471
  • Lorena Albuquerque da Silva Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Célia Braga Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465931879

Resumo

Sob o marco teórico da Teoria da Divulgação Voluntária e do enfoque Stakeholder, este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da adesão e a permanência das empresas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Baseado em análise de conteúdo do questionário ISE aplicado às empresas candidatas e fazendo-se uma análise descritiva do número de empresas presentes no ISE no período de 2005 a 2015, juntamente com testes de diferença de proporções, pode-se observar um crescente interesse das empresas brasileiras em estarem listadas no ISE. A análise foi feita com base em todas as 72 empresas que já estiveram presentes no ISE observando-se o crescimento do número de empresas que lá estão a cada ano. Os resultados indicam a superior proporção de empresas que permanecem no ISE em anos consecutivos. De modo similar, também é significativa a proporção de empresas que optam por permitir a divulgação do conteúdo de seu questionário de candidatura caso sejam aprovadas no processo. Adicionalmente, é importante destacar as dimensões do questionário ISE que indagam sobre aspectos relativos a várias ações da empresa além da típica Responsabilidade Social Corporativa (dimensão social), envolvendo também, fortemente, as dimensões Governança Corporativa e Econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Lima Crisóstomo, Universidade Federal do Ceará

Professor do Depto de Contabilidade/Faculdade de Economia/Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Economia Financeira pela Universidade de Valladolid/Espanha. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Ciências Contábeis e Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará.

Lorena Albuquerque da Silva Gomes, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq)

Célia Braga, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Ceará), Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Doutora em Gestão de Empresas (Faculdade de Economia) pela Universidade de Coimbra- Portugal. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará (ACCEC). Colaboradora em Pesquisas do INESC Coimbra - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra. Experiência na área de Contabilidade e Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, responsabilidade social, meio ambiente, relatório de sustentabilidade, Contabilidade Ambiental e Socioambiental, divulgação contábil, educação contábil e logística.

Publicado

2018-12-03

Como Citar

Crisóstomo, V. L., Gomes, L. A. da S., & Braga, C. (2018). Análise da evolução da adesão de empresas ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Revista De Administração Da UFSM, 11, 772–794. https://doi.org/10.5902/1983465931879