Análise da evolução da adesão de empresas ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465931879Resumen
Sob o marco teórico da Teoria da Divulgação Voluntária e do enfoque Stakeholder, este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da adesão e a permanência das empresas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Baseado em análise de conteúdo do questionário ISE aplicado às empresas candidatas e fazendo-se uma análise descritiva do número de empresas presentes no ISE no período de 2005 a 2015, juntamente com testes de diferença de proporções, pode-se observar um crescente interesse das empresas brasileiras em estarem listadas no ISE. A análise foi feita com base em todas as 72 empresas que já estiveram presentes no ISE observando-se o crescimento do número de empresas que lá estão a cada ano. Os resultados indicam a superior proporção de empresas que permanecem no ISE em anos consecutivos. De modo similar, também é significativa a proporção de empresas que optam por permitir a divulgação do conteúdo de seu questionário de candidatura caso sejam aprovadas no processo. Adicionalmente, é importante destacar as dimensões do questionário ISE que indagam sobre aspectos relativos a várias ações da empresa além da típica Responsabilidade Social Corporativa (dimensão social), envolvendo também, fortemente, as dimensões Governança Corporativa e Econômica.
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