Modelos de negócio em startups: um estudo multicaso

Autores

  • Fabio da Silva Piñeiro Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas
  • Janaina Mendes de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Anderson Cougo da Cruz Universidade Federal do Pampa
  • Tiago Zardin Patias Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-4560-6690

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465929161

Resumo

O Business Model Canvas tornou-se um modelo de negócios muito utilizado na estrutura inicial das startups que visualizam a ferramenta como um solucionador de problemas. Com isso, surgem questões que acompanham o processo de implementação e execução do modelo estudado, as quais direcionam estrategicamente tais startups. O objetivo deste estudo foi verificar como as empresas utilizaram o modelo de negócios. Foram objetos da análise três startups localizadas na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, escolhidas por apresentarem diferentes especificidades. Constatou-se que duas das três empresas estudadas usavam o modelo de forma estruturada. Entretanto a startup que conseguiu desenvolver-se de forma progressiva e sem interrupções foi justamente a startup que não utilizava o Business Model Canvas. Esta alcançou uma efetividade no mercado justamente utilizando referências inicias que não estão contempladas nos nove elementos da ferramenta. Finalmente, pode-se considerar que o sucesso de uma startup não está diretamente relacionado com a utilização da ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio da Silva Piñeiro, Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas

MBA em Gestão Estratégica de Negócios na UFPEL. Professor da Graduação em Marketing e Processos Gerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas.

Janaina Mendes de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta da Faculdade de Administração e Turismo (FAT) e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Pelotas.

Anderson Cougo da Cruz, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Administração (2002) e pós-graduado em Gestão de Pessoas (2006) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). É Mestre em Administração (2008) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutor em Administração (2017) pela Universidad Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor Adjunto II na Universidade Federal do Pampa - Campus Sant´Ana do Livramento.

Tiago Zardin Patias, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração. Professor Substituto da Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas(FAT/UFPEL).

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

Piñeiro, F. da S., Oliveira, J. M. de, Cruz, A. C. da, & Patias, T. Z. (2017). Modelos de negócio em startups: um estudo multicaso. Revista De Administração Da UFSM, 10(5), 792–807. https://doi.org/10.5902/1983465929161