Desenvolvimento endógeno: uma compreensão da perspectiva dos pesquisadores de uma empresa federal
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465921550Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar a compreensão e a aplicação dos conceitos do desenvolvimento endógeno no contexto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Pecuária Sul, a fim de apurar a percepção dos pesquisadores desta instituição quanto à importância de um desenvolvimento endógeno para a obtenção de crescimento sustentável. Especificamente, este estudo destaca a importância desse processo, verificando o conhecimento dos pesquisadores em relação ao tema e a sua compreensão quanto aos fatores que refletem algum compromisso com os conceitos do desenvolvimento endógeno. Para isso, por meio de um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa e análise bibliográfica, foram realizadas entrevistas com 19 pesquisadores, que são servidores efetivos da unidade Pecuária Sul da Embrapa, situada na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. O instrumento foi composto de sete questões mistas, originando informações que foram interpretadas com o auxílio da análise de conteúdo. A partir disso, concluiu-se que a empresa analisada, tendo por base a compreensão dos pesquisadores entrevistados, não percebe o desenvolvimento endógeno como a alternativa mais favorável para o desenvolvimento sustentável.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

