Startups: estudo do processo de abertura e gerenciamento

Autores

  • Kristina Kieling Figueira Universidade Federal de Santa Maria
  • Tatiane de Andrade Neves Hörbe Universidade Federal de Santa Maria
  • Katiuscia de Fátima Schiemer Vargas Universidade Federal de Santa Maria
  • Emanuelly Comoretto Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465924965

Resumo

Este estudo busca compreender o processo e as ações realizadas para a abertura e o gerenciamento de startups. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, utilizando como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, com sete sócios/gestores de startups da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, baseadas no modelo de Reynolds (2000). Os resultados demonstraram que os gestores de startups levam de quatro a seis meses para formular a ideia do negócio e colocá-la em prática, com investimentos considerados por eles relativamente baixos. Ademais, verificou-se que as startups investigadas, com todo seu potencial inovador e de diferenciação em relação aos demais negócios, além de buscarem metodologias de gestão específicas e direcionadas à sua natureza e formação, também utilizam ferramentas de gestão tradicionais como o conhecido e disseminado plano de negócios. Notou-se, ainda, que startups se deparam com problemas típicos de aceitação dos clientes, falta de recursos financeiros, falta de conhecimento de gestão e excesso de burocracia dos órgãos públicos quando iniciam suas atividades e que seus gestores, embora tenham estilos orientados para a inovação e a praticidade, assim como uma gestão voltada para as pessoas, adotam postura reativa no que tange à identificação e resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Kristina Kieling Figueira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria -PPGA/UFSM

Graduação em Administração pela UFSM

Tatiane de Andrade Neves Hörbe, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM)

Mestre em Administração pelo PPGA/UFSM

Graduação em Administração pela UFSM

Katiuscia de Fátima Schiemer Vargas, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Assistente na Universidade Federal do Pampa - Campus Sant'Ana do Livramento. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Graduada em Administração pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). 

Emanuelly Comoretto Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela UFSM

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutorado em Administração pela Escola de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. 

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

Figueira, K. K., Hörbe, T. de A. N., Vargas, K. de F. S., Machado, E. C., & de Moura, G. L. (2017). Startups: estudo do processo de abertura e gerenciamento. Revista De Administração Da UFSM, 10, 56–71. https://doi.org/10.5902/1983465924965

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