Gestão estratégica de pessoas para a inovação: o caso da Frimesa Cooperativa Central
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346592468Resumo
Visando contribuir com a integração das estratégias de gestão de pessoas com inovação, a pesquisa visou identificar relações entre as características organizacionais e o espaço para a criatividade, em uma organização inovativa. As variáveis de características organizacionais abrangeram: estrutura organizacional, filosofia e valores, políticas e sistemas de recursos humanos; as de espaço para a criatividade: encorajamento à criatividade, ambiente da tarefa, recursos e impedimentos organizacionais. O estudo qualitativo exploratóriodescritivo foi realizado em grande empresa inovadora do segmento de laticínios. Foram realizadas entrevistas com gestores de recursos humanos e de tecnologia e aplicação de questionários a 68 funcionários técnicos e administrativos. Os principais resultados demonstram a integração de estratégias de gestão de pessoas e inovação e apontam que o espaço para a criatividade é permeado por práticas de valorização das pessoas e de seus resultados na organização. As práticas de gestão de pessoas mais evidenciadas relacionam-se aos feedbacks construtivos na avaliação de desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


