Articulação entre as aprendizagens individual, grupal e organizacional em uma instituição hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465917672Palavras-chave:
Organizational learning, group learning, individual learningResumo
Este artigo visa a analisar a articulação entre os níveis individual, grupal e organizacional da aprendizagem em uma instituição hospitalar. A fim de atender a tal objetivo e, em acordo com estudos anteriores, foi realizada uma pesquisa quantitativa, a partir da aplicação de questionários, com os enfermeiros do hospital. Os dados angariados foram analisados seguindo-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstram que a aprendizagem nos grupos está relacionada à aprendizagem que ocorre nos níveis individual e organizacional, porém, a aprendizagem individual não se mostrou significativamente associada à aprendizagem organizacional. Além disso, constatou-se que a aprendizagem grupal influencia substancialmente a aprendizagem organizacional, em comparação à aprendizagem individual. Os resultados obtidos são consoantes aos encontrados em outros estudos da mesma natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


