A Posição da Empresa na Cadeia Produtiva do Setor de Papel e Celulose Incidindo na adoção de Estratégias de Ecoinovação

Autores

  • Marlete Beatriz Maçaneiro Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO
  • Sieglinde Kindl da Cunha Universidade Federal do Paraná e Universidade Positivo
  • João Carlos da Cunha Universidade Positivo
  • Marcos Roberto Kuhl Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO
  • Pedro José Steiner Neto Universidade Federal do Paraná e Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465917626

Resumo

Este estudo objetivou verificar em que medida o posicionamento das empresas na cadeia produtiva do setor incide na relação entre fatores contextuais e a definição de estratégias de ecoinovação. A metodologia foi baseada na abordagem quantitativa, utilizando a estratégia de survey em 117 empresas. Os resultados mostram que, em geral, nas empresas da amostra a correlação com as estratégias de ecoinovação proativas foi especialmente melhor para as que estão no início da cadeia de produção, com um aumento na média para este grupo. Este resultado não está de acordo com a literatura para os dados da amostra. A literatura aponta que as empresas que operam nas últimas fases da cadeia de produção deveriam ter maior impacto nas ações ambientais, já que têm contato mais direto com os consumidores do produto final. O melhor desempenho para as empresas no início da cadeia de produção pode ser explicado pelo fato de que estas são as empresas mais poluentes e tornaram-se o foco da legislação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlete Beatriz Maçaneiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com pós-doutorado em Administração, e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional – PPGADM da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO. Atua nos temas de: gestão da tecnologia e inovação; gestão ambiental; pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas.

Sieglinde Kindl da Cunha, Universidade Federal do Paraná e Universidade Positivo

Doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA e do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental – PGADM da Universidade Positivo.

João Carlos da Cunha, Universidade Positivo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA da Universidade Positivo.

Marcos Roberto Kuhl, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional – PPGADM da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Pedro José Steiner Neto, Universidade Federal do Paraná e Universidade Positivo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP, Professor Sênior da Universidade Federal do Paraná e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA da Universidade Positivo.

Downloads

Publicado

2019-02-23

Como Citar

Maçaneiro, M. B., Cunha, S. K. da, Cunha, J. C. da, Kuhl, M. R., & Steiner Neto, P. J. (2019). A Posição da Empresa na Cadeia Produtiva do Setor de Papel e Celulose Incidindo na adoção de Estratégias de Ecoinovação. Revista De Administração Da UFSM, 11(4), 1104–1124. https://doi.org/10.5902/1983465917626

Edição

Seção

Artigos