A Posição da Empresa na Cadeia Produtiva do Setor de Papel e Celulose Incidindo na adoção de Estratégias de Ecoinovação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465917626Resumo
Este estudo objetivou verificar em que medida o posicionamento das empresas na cadeia produtiva do setor incide na relação entre fatores contextuais e a definição de estratégias de ecoinovação. A metodologia foi baseada na abordagem quantitativa, utilizando a estratégia de survey em 117 empresas. Os resultados mostram que, em geral, nas empresas da amostra a correlação com as estratégias de ecoinovação proativas foi especialmente melhor para as que estão no início da cadeia de produção, com um aumento na média para este grupo. Este resultado não está de acordo com a literatura para os dados da amostra. A literatura aponta que as empresas que operam nas últimas fases da cadeia de produção deveriam ter maior impacto nas ações ambientais, já que têm contato mais direto com os consumidores do produto final. O melhor desempenho para as empresas no início da cadeia de produção pode ser explicado pelo fato de que estas são as empresas mais poluentes e tornaram-se o foco da legislação ambiental.
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