Pesquisa-ação e aprendizagem organizacional socioprática: uma aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465914187

Palavras-chave:

Action research, organizational Learning, social Practice Perspective, emancipation

Resumo

O objetivo geral desse ensaio é apresentar uma aproximação entre a perspectiva metodológica da pesquisa-ação e a aprendizagem organizacional na perspectiva socioprática. Especificamente, visa-se (i) verificar a pesquisa-ação enquanto metodologia cujos propósitos são, em si, transformadores da realidade e (ii) demonstrar a pertinência da aproximação proposta aos processos emancipatórios, inclusive pautando-se pelo plano ético. Fez-se um apanhado das origens, do perfil e do desenvolvimento da pesquisa-ação, deixando claras as diferenças entre esta e a pesquisa clássica, bem como a reversão da relação entre sujeito e objeto, em que este se torna sujeito do próprio conhecimento e da sua realidade, jamais presumindo neutralidade. Os achados apontam à singularidade da aproximação entre a pesquisa-ação com o processo de aprendizagem organizacional socioprática, constituindo-se esta em uma abordagem multiparadigmática capaz de engendrar a emancipação por meio da articulação de espaços críticos e reflexivos. É uma abordagem não apenas restrita a inquietações técnico-abstratas, mas de caráter emancipador, necessitando ser integrada à agenda dos estudos organizacionais.

Downloads

Biografia do Autor

Elisa Zwick, Universidade Federal de Lavras Universidade, Lavras, MG

Professora Assistente I do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Mestre e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA. Graduada em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí. Possui experiência em cursos à distância de Gestão Pública e Gestão de Cooperativas. Interesse de pesquisa nos temas voltados aos estudos críticos em teoria da administração, gestão de cooperativas, gestão pública, gestão social, metodologias participativas, sociologia das organizações, relações de poder e burocracia. Possui publicações na área de cooperativismo e administração pública.

Rosangela Violetti Bertolin, Universidade Federal de Lavras Universidade, Lavras, MG

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestre (2003) e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atuou em docência e gestão acadêmica de cursos superiores de Administração. Realiza pesquisas no Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade, na linha de pesquisa em Inovação, Aprendizagem e Mudança nas Organizações.

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras Universidade, Lavras, MG

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1B. Graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 1988), mestre em Administração pela UFLA (1993) e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Administração. Foi Pró-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFLA (jun. 2008 a jun. 2012), tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando nos temas poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho. Foi fundador e primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública ofertado pela UFLA.

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Zwick, E., Bertolin, R. V., & Brito, M. J. de. (2019). Pesquisa-ação e aprendizagem organizacional socioprática: uma aproximação. Revista De Administração Da UFSM, 11(5), 1182–1197. https://doi.org/10.5902/1983465914187

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.