Práticas de gestão da inovação no setor elétrico brasileiro: a percepção dos gerentes de pesquisa e desenvolvimento

Autores

  • Fabricio Ziviani Universidade Fumec, Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Marta Araújo Tavares Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465914162

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas organizacionais relacionadas à inovação presente nas empresas do setor elétrico brasileiro. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. O universo da pesquisa compreendeu os gerentes e/ou responsáveis pela atividade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Os resultados apontam que no índice de processos, todas as afirmações apresentaram médias significativamente positivas, enquanto que o índice de resultados foi o que apresentou o menor valor quando comparado aos demais, o que indica que as empresas do setor elétrico ainda têm muito a investir no desenvolvimento de competência em matéria de gestão dos resultados de seus programas de P&D e da geração de inovações a partir deles. Conclui-se que nos doze anos após a regulamentação da atividade de P&D do setor elétrico o esforço foi concentrado em práticas de conhecimento, aprendizagem e estratégias de inovação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade Fumec, Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração Pública pela Escola de GovernodaFundaçãoJoãoPinheiro(2005) e graduado em Administração.

Marta Araújo Tavares Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

Ziviani, F., & Ferreira, M. A. T. (2017). Práticas de gestão da inovação no setor elétrico brasileiro: a percepção dos gerentes de pesquisa e desenvolvimento. Revista De Administração Da UFSM, 10(1), 24–41. https://doi.org/10.5902/1983465914162

Edição

Seção

Artigos