ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465912771Resumo
Tomando por base o fato de que é das instituições de ensino que emergem os líderes do futuro, bem como o impacto que exemplos de atitudes sustentáveis podem trazer, este artigo propõe que as escolas dos mais diferentes tipos adotem em suas estruturas um índice de sustentabilidade socioambiental dedicado a aferir e estimular a prática da sustentabilidade. Para a composição desse índice, foram adotados seis indicadores: Consumo de Energia Elétrica; Consumo de Água; Consumo de Combustíveis; Grau de Conscientização no Uso do Papel de Escritório; Qualidade na Destinação de Resíduos; e Responsabilidade Social e Ambiental. A metodologia proposta foi testada e avaliada em caráter piloto no campus Maracanã do CEFET/RJ, com ano-base 2012. O Índice de Sustentabilidade Socioambiental, que pondera as possíveis desigualdades de indicadores tão distintos, registrou desempenho de 32,3% (ou 0,32), evidenciando que ainda há muito a ser feito quanto à sustentabilidade na instituição. Espera-se que instituições de ensino como o CEFET/RJ adotem a prática de medir seus esforços nesse campo, tornando cada vez mais robusta ferramentas de avaliação como a que se apresenta neste artigo, a qual integra as dimensões da sustentabilidade – ambiental, econômica e social – com a tríade da educação – ensino, pesquisa e extensão.
DOI: 10.5902/1983465912771
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


