ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO

Authors

  • Aline Guimarães Monteiro Trigo Professora Adjunta do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ
  • Ricardo da Silva Xavier Lima Graduando de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente na UFF.
  • Daniel Machado de Oliveira Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIRIO.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912771

Abstract

Tomando por base o fato de que é das instituições de ensino que emergem os líderes do futuro, bem como o impacto que exemplos de atitudes sustentáveis podem trazer, este artigo propõe que as escolas dos mais diferentes tipos adotem em suas estruturas um índice de sustentabilidade socioambiental dedicado a aferir e estimular a prática da sustentabilidade. Para a composição desse índice, foram adotados seis indicadores: Consumo de Energia Elétrica; Consumo de Água; Consumo de Combustíveis; Grau de Conscientização no Uso do Papel de Escritório; Qualidade na Destinação de Resíduos; e Responsabilidade Social e Ambiental. A metodologia proposta foi testada e avaliada em caráter piloto no campus Maracanã do CEFET/RJ, com ano-base 2012. O Índice de Sustentabilidade Socioambiental, que pondera as possíveis desigualdades de indicadores tão distintos, registrou desempenho de 32,3% (ou 0,32), evidenciando que ainda há muito a ser feito quanto à sustentabilidade na instituição. Espera-se que instituições de ensino como o CEFET/RJ adotem a prática de medir seus esforços nesse campo, tornando cada vez mais robusta ferramentas de avaliação como a que se apresenta neste artigo, a qual integra as dimensões da sustentabilidade – ambiental, econômica e social – com a tríade da educação – ensino, pesquisa e extensão.

DOI: 10.5902/1983465912771

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Guimarães Monteiro Trigo, Professora Adjunta do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ

Doutora em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ. Professora Adjunta do CEFET-RJ. Área: Meio Ambiente. Departamento: Departamento de Ensino Superior - DEPES.

Ricardo da Silva Xavier Lima, Graduando de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente na UFF.

Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo CEFET-RJ e Bacharel em Comunicação Social pela UFF.

Daniel Machado de Oliveira, Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIRIO.

Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo CEFET-RJ

Published

2014-04-03

How to Cite

Trigo, A. G. M., Lima, R. da S. X., & Oliveira, D. M. de. (2014). ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO. Revista De Administração Da UFSM, 7, 07–22. https://doi.org/10.5902/1983465912771