A experiência do estigma dos consumidores de baixa renda no encontro de serviços

Autores

  • Gabriel Roberto Dellacasa Levrini IAG/PUC Rio
  • Lucas Poletti Universidade Federal do RGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912414

Resumo

Ações automáticas de preconceito ou de uma imagem previamente categorizada sugerem que os indivíduos pobres carregam consigo um estigma pela sua condição social, manifestado por sinais físicos ou psicológicos e, muitas vezes, materializado nas suas respostas. Assim, este trabalho visa estudar a experiência do consumidor de baixa renda ao ser estigmatizado no encontro de serviços. Para isso, foram entrevistados 210 indivíduos com renda familiar de até R$ 2400,00. Suas narrativas foram coletadas utilizando a Técnica do Incidente Critico e examinadas e categorizadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados confirmaram a estigmatização do consumidor pobre, bem como o impacto das emoções primárias e das emoções secundárias e terciárias delas derivadas sobre suas estratégias de resposta. Também possibilitaram a construção de um modelo explicativo da evolução do estigma em consumidores pobres.

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Biografia do Autor

Gabriel Roberto Dellacasa Levrini, IAG/PUC Rio

Doutor em Administração pela PUC Rio , Mestre em Finanças e economia Internacional pela Pacific State University , professor assistente Da PUC rio e professor Assitente da Faculdades porto Alegrenses- FAPA

Lucas Poletti, Universidade Federal do RGS

Mestrando da Faculdade de Administração , PPGA/UFRGS

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Publicado

2016-05-18

Como Citar

Levrini, G. R. D., & Poletti, L. (2016). A experiência do estigma dos consumidores de baixa renda no encontro de serviços. Revista De Administração Da UFSM, 9(2), 210–227. https://doi.org/10.5902/1983465912414

Edição

Seção

Artigos