Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; Caso o artigo tenha sido submetido a outro periódico, o(a) autor(a) deve indicar em comentários para o(a) editor(a).
  • O texto deve seguir as normas APA - 7ª edição.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • No ato da submissão devem ser enviado todos os documentos solicitados, inclusive a Biografia e Contribuição dos Autores.
  • O trabalho está no idioma inglês e os autores se comprometem em enviar a versão final do manuscrito devidamente traduzida e revisada para o inglês no caso de aceite.
  • Todos os(as) autores(as) do manuscrito devem estar registrados no Sistema da Revista, conforme as instruções para submissão.
  • Os arquivos para submissão devem ser enviados em formato Microsoft Word (*.doc). (desde que não ultrapassem 2MB)
  • * As figuras e tabelas estão inseridas no texto (e não no fim do documento), além de enviadas em arquivo complementar, conforme a seguir:
    a) FIGURAS: com resolução de no mínimo 300 dpi - formato JPEG;
    b) TABELAS: formato planilha.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

O texto e o formato das instruções são livres e podes variar de acordo com o periódico ou com a área temática, entretanto, é necessário que sejam abordados os seguintes elementos:

 

Normas técnicas para a publicação de artigos científicos:

 

A ReA/UFSM aceita artigos originais redigidos em inglês americano ou britânico, mas não uma mistura dos dois, e recomenda que o texto seja traduzido por um profissional ou empresa especializada que emita certificado. Para recomendações sobre serviços de edição linguística, entre em contato pelo e-mail rea@ufsm.br.

A ReA/UFSM aceita artigos originais redigidos no idioma inglês. Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA). Veja o exemplo de como utilizar as normas da APA:

Versão em inglês (APA) https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines

 

ESTILO DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS As citações no texto e a lista de referências devem aderir aos padrões da American Psychological Association (APA) 7ª edição. Manuscritos que não seguirem o estilo APA exigido serão rejeitados diretamente pelos editores. Para obter mais informações sobre o estilo APA 7, consulte: https://apastyle.apa.org/products/publication-manual-7th-edition

Para citações, o padrão APA – 7ª edição considera a variação de um a cinco autores, ou mais, incluindo também instituições, com destaque para a 1ª vez em que ocorrer determinada citação e as subsequentes, relacionadas ao mesmo autor ou instituição e mesmo ano. O et al. é indicado apenas para citações subsequentes, dentro do texto.

Os exemplos de citações podem ser encontrados em: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/citations/quotations

 

  1. Características técnicas:

- O editor de texto aceito é o Word (*.doc);

- Fonte: Arial ou Open Sans, tamanho 12, com exceção do interior de figuras e tabelas que deverão utilizar tamanho 10.

 

  1. Características específicas:

 

2.1 Na primeira página do arquivo deverão constar:

 

(a) área temática de acordo com a classificação do CNPQ (Área - 6.00.00.00-7 Ciências Sociais Aplicadas; Especialidades - 6.02.00.00-6 Administração) 

(b) título do artigo (em inglês e em português);

(c) resumo estruturado em inglês e português (de no máximo 250 palavras de acordo com os tópicos abaixo)

Finalidade (obrigatório)

Desenho/metodologia/abordagem (obrigatório)

Constatações (obrigatório)

Limitações/implicações da pesquisa (se aplicável)

Implicações práticas (se aplicável)

Implicações sociais (se aplicável)

Originalidade/valor (obrigatório)

Palavras-chave (os autores devem fornecer palavras-chave curtas e apropriadas que abranjam os principais tópicos do artigo. O número máximo de palavras-chave é 5).

Resumo estruturado

 

2.2 O conteúdo dos artigos deve apresentar, sempre que possível:

(a) objetivos;

(b) revisão da literatura;

(c) metodologia;

(d) resultados e conclusões;

(e) limitações;

(f) recomendações de estudo; e

(g) referências bibliográficas.

 

2.3 As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto (e não no fim do documento), além de enviadas em arquivo complementar, conforme a seguir:

  1. a) FIGURAS: com resolução de no mínimo 300 dpi - formato JPEG;
  2. b) TABELAS: formato planilha (editável).

 

2.4 As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do artigo, de acordo com as normas da APA – 7ª edição.

Os exemplos de referências estão disponíveis em: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples

 

2.5 São permitidos no máximo cinco (5) autores por artigo. As contribuições do autores devem observar a taxonomia CRediT (Taxonomia de Contribuições de Autoria), que é uma taxonomia de alto-nível, incluindo 14 papéis, que podem ser utilizados para representar os papéis normalmente desempenhadas por contribuidores para a produção acadêmica e científica. As funções descrevem as contribuições específicas e individuais de cada autor para a pesquisa acadêmica e científica.

 

A taxonomia proporciona uma maneira de representar informação sobre a contribuição individual dos autores. O propósito dela é prover transparência em relação às contribuições dos autores em trabalhos científicos, possibilitando melhorias nos sistemas de atribuição, crédito e prestação de contas. É importante notar que mais de um termo pode ser atribuído a um único contribuidor.

 

Funções

Definição

Conceituação

Ideia, formulação ou evolução de objetivos abrangentes.

Curadoria de dados

Administração de atividades para anotar (produzir metadados), limpeza de dados e manter dados de pesquisa (incluindo códigos de software, quando é necessário para a interpretação de dados em si) para uso inicial ou posterior reuso.

Análise Formal

Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.

Obtenção de financiamento

Obtenção de apoio financeiro para o projeto que deu origem a publicação.

Investigação

Condução de pesquisa e processo de investigação, especificamente fazendo experimentos ou coleta de dados/evidências.

Metodologia

Desenvolvimento ou criação de metodologia: criação de modelos.

Administração do projeto

Responsabilidade pela gestão e coordenação do planejamento e execução da pesquisa.

Recursos

Provisão de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostra laboratoriais, animais, instrumentação, computação de recursos ou outras ferramentas de análise.

Software

Programação, desenvolvimento de software, criação de programas de computador, implementação de códigos e algoritmos, teste de componentes de códigos existentes.

Supervisão

Responsabilidade pela supervisão e liderança para o planejamento e execução de atividade de pesquisa, incluindo orientação externa a equipe principal.

Validação

Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade dos resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.

Visualização [de dados (infográfico, fluxograma, tabela, gráfico)]

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da visualização/apresentação dos dados.

Escrita – primeira redação

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da escrita da primeira redação (incluindo traduções substanciais).

Escrita – revisão e edição

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, por aqueles que integram o grupo da pesquisa original, especialmente revisão crítica, comentários ou revisão, incluindo os processos de pré ou pós publicação.

 

Biografia e contribuição dos autores

 

2.6 O trabalho pode ter, no máximo, 25 páginas, incluindo ilustrações e referências bibliográficas.

 

2.7 Os trabalhos devem ser enviados no idioma inglês.

 

2.8 É OBRIGATÓRIO que os autores enviem no ato da submissão, a título de documentação suplementar, um arquivo com a biografia de todos os autores nos idiomas português e inglês, informando ORCID, nome, titulação, afiliação institucional, cidade/país de origem e e-mail.

Biografia e contribuição dos autores

 

2.9 O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;

 

2.10 Os autores garantem, ao submeterem um artigo, que o mesmo não contém violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro e responsabilizam-se exclusivamente pelo seu conteúdo. A ReA-UFSM utiliza a ferramenta Turnitin para combater o plágio acadêmico e profissional e verificar a originalidade dos trabalhos submetidos e publicados. Em caso de detecção de plágio, o artigo é excluído do processo de submissão (arquivado) e os autores ficam impedidos de submeter novos artigos para o periódico por um período de três anos.

 

2.11 A ReA/UFSM está alinhada com as práticas de Ciência Aberta (Open Science):

- Aceita a submissão de manuscritos depositados previamente em servidores de preprint, desde que estejam armazenados em plataformas confiáveis, como SciELO Preprints, SSRN e OSF.

- Requer a citação e referenciamento dos dados, códigos de programas e outros conteúdos subjacentes aos textos dos artigos. Recomenda que os conteúdos citados estejam disponibilizados em acesso aberto;

- Oferece opções de abertura do processo de avaliação por pares.

Para tanto, na submissão do manuscrito o autor correspondente deve informar sobre o alinhamento da pesquisa e conformidade do manuscrito com as práticas da ciência aberta, por meio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser submetido como arquivo suplementar ao manuscrito.

 

2.12 Direitos Autorais e Licenciamento: Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

Obs: os casos não previstos nestas normas serão resolvidos pelo Editor da ReA - UFSM, consultando o Conselho Editorial quando necessário.

 

Os textos serão automaticamente rejeitados se não observarem o formato exigido acima.

 

A Revista de Administração da UFSM - ReA não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos.

 

Artigos

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