O que se publica sobre comportamento do consumidor no Brasil, afinal?
DOI:
https://doi.org/10.5902/19834659608Resumo
Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise dos artigos publicados sobre o tema comportamento do consumidor, utilizando os principais veículos de divulgação da produção acadêmica em marketing no Brasil de 1997 a 2006. Baseado no guia proposto por Hoppen, Moreau e Lapointe (1997), analisaram-se 238 artigos, por meio da verificação da utilização de elementos básicos de uma investigação, concentrando-se nas estratégias e metodologias de pesquisa. Após as análises referentes aos tipos de artigo, abordagem, natureza da pesquisa, metodologias e segmento de consumidores pesquisados, o estudo foi conduzido dividindo-se os artigos em três categorias: artigos do tipo survey, artigos do tipo experimental e aqueles baseados em pesquisas qualitativas. Pode-se afirmar que os principais resultados do trabalho foram: a constatação da predominância de trabalhos com base empírica, de abordagem positivista e da utilização de métodos e técnicas quantitativistas tradicionais de pesquisa e coleta de dados. Ressalta-se também pouca preocupação dos pesquisadores com alguns aspectos relevantes da qualidade metodológica. O artigo apresenta, ainda, reflexões sobre novas metodologias que poderiam ser utilizadas para se pesquisar o consumidor e pontos que contribuiriam para a consolidação da temática no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


