O que se publica sobre comportamento do consumidor no Brasil, afinal?
DOI:
https://doi.org/10.5902/19834659608Resumen
Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise dos artigos publicados sobre o tema comportamento do consumidor, utilizando os principais veículos de divulgação da produção acadêmica em marketing no Brasil de 1997 a 2006. Baseado no guia proposto por Hoppen, Moreau e Lapointe (1997), analisaram-se 238 artigos, por meio da verificação da utilização de elementos básicos de uma investigação, concentrando-se nas estratégias e metodologias de pesquisa. Após as análises referentes aos tipos de artigo, abordagem, natureza da pesquisa, metodologias e segmento de consumidores pesquisados, o estudo foi conduzido dividindo-se os artigos em três categorias: artigos do tipo survey, artigos do tipo experimental e aqueles baseados em pesquisas qualitativas. Pode-se afirmar que os principais resultados do trabalho foram: a constatação da predominância de trabalhos com base empírica, de abordagem positivista e da utilização de métodos e técnicas quantitativistas tradicionais de pesquisa e coleta de dados. Ressalta-se também pouca preocupação dos pesquisadores com alguns aspectos relevantes da qualidade metodológica. O artigo apresenta, ainda, reflexões sobre novas metodologias que poderiam ser utilizadas para se pesquisar o consumidor e pontos que contribuiriam para a consolidação da temática no Brasil.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

