Estrutura de capital e estratégia em mercados competitivos: uma análise empírica da relação

Autori

  • Rodrigo Severo UNISINOS
  • João Zani UNISINOS
  • Carlos A Diehl UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597249

Abstract

Um extenso corpo de pesquisa tem identificado diversos determinantes da estrutura de capital. Várias características das empresas têm sido relacionadas como fatores que influenciam a estrutura de capital como, por exemplo, tamanho, oportunidades de crescimento, lucratividade, escudos fiscais e proporção de ativos fixos. Alguns estudos analisaram o uso da estrutura financeira como uma variável estratégica em mercado de produtos competitivos. No entanto, há poucas evidências empíricas sobre o efeito destas condições na estrutura de capital. O objetivo desta investigação foi verificar a interação entre a estrutura de capital e a estratégia competitiva em mercado de produtos e insumos. Para isso, foi estimado um modelo de equação simultânea e a utilização dos métodos dos mínimos quadrados ordinários (OLS), mínimos quadros em dois estágios (2SLS) e o método dos momentos generalizados (GMM). As evidências encontradas neste estudo confirmam a influência da estrutura de capital sobre a estratégia competitiva em mercados de produtos e insumos e vice-versa. Este estudo apresenta, também, uma contribuição do ponto de vista metodológico, visto o ineditismo da aplicação dos métodos de estimação 2SLS e GMM, para testar os determinantes da estrutura de capital no mercado brasileiro. Os resultados são robustos a partir de diferentes definições operacionais e especificações econométricas.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rodrigo Severo, UNISINOS

Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS).

João Zani, UNISINOS

Doutor em Administração (UFRGS). Professor Adjunto do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS.

Carlos A Diehl, UNISINOS

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC) e Professor Adjunto do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-06-30

Come citare

Severo, R., Zani, J., & Diehl, C. A. (2015). Estrutura de capital e estratégia em mercados competitivos: uma análise empírica da relação. Revista De Administração Da UFSM, 8(2), 298–316. https://doi.org/10.5902/198346597249

Fascicolo

Sezione

Articles