Estrutura de capital e estratégia em mercados competitivos: uma análise empírica da relação
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597249Abstract
Um extenso corpo de pesquisa tem identificado diversos determinantes da estrutura de capital. Várias características das empresas têm sido relacionadas como fatores que influenciam a estrutura de capital como, por exemplo, tamanho, oportunidades de crescimento, lucratividade, escudos fiscais e proporção de ativos fixos. Alguns estudos analisaram o uso da estrutura financeira como uma variável estratégica em mercado de produtos competitivos. No entanto, há poucas evidências empíricas sobre o efeito destas condições na estrutura de capital. O objetivo desta investigação foi verificar a interação entre a estrutura de capital e a estratégia competitiva em mercado de produtos e insumos. Para isso, foi estimado um modelo de equação simultânea e a utilização dos métodos dos mínimos quadrados ordinários (OLS), mínimos quadros em dois estágios (2SLS) e o método dos momentos generalizados (GMM). As evidências encontradas neste estudo confirmam a influência da estrutura de capital sobre a estratégia competitiva em mercados de produtos e insumos e vice-versa. Este estudo apresenta, também, uma contribuição do ponto de vista metodológico, visto o ineditismo da aplicação dos métodos de estimação 2SLS e GMM, para testar os determinantes da estrutura de capital no mercado brasileiro. Os resultados são robustos a partir de diferentes definições operacionais e especificações econométricas.
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