Estrutura de capital e estratégia em mercados competitivos: uma análise empírica da relação

Autores/as

  • Rodrigo Severo UNISINOS
  • João Zani UNISINOS
  • Carlos A Diehl UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597249

Resumen

Um extenso corpo de pesquisa tem identificado diversos determinantes da estrutura de capital. Várias características das empresas têm sido relacionadas como fatores que influenciam a estrutura de capital como, por exemplo, tamanho, oportunidades de crescimento, lucratividade, escudos fiscais e proporção de ativos fixos. Alguns estudos analisaram o uso da estrutura financeira como uma variável estratégica em mercado de produtos competitivos. No entanto, há poucas evidências empíricas sobre o efeito destas condições na estrutura de capital. O objetivo desta investigação foi verificar a interação entre a estrutura de capital e a estratégia competitiva em mercado de produtos e insumos. Para isso, foi estimado um modelo de equação simultânea e a utilização dos métodos dos mínimos quadrados ordinários (OLS), mínimos quadros em dois estágios (2SLS) e o método dos momentos generalizados (GMM). As evidências encontradas neste estudo confirmam a influência da estrutura de capital sobre a estratégia competitiva em mercados de produtos e insumos e vice-versa. Este estudo apresenta, também, uma contribuição do ponto de vista metodológico, visto o ineditismo da aplicação dos métodos de estimação 2SLS e GMM, para testar os determinantes da estrutura de capital no mercado brasileiro. Os resultados são robustos a partir de diferentes definições operacionais e especificações econométricas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Severo, UNISINOS

Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS).

João Zani, UNISINOS

Doutor em Administração (UFRGS). Professor Adjunto do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS.

Carlos A Diehl, UNISINOS

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC) e Professor Adjunto do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Severo, R., Zani, J., & Diehl, C. A. (2015). Estrutura de capital e estratégia em mercados competitivos: uma análise empírica da relação. Revista De Administração Da UFSM, 8(2), 298–316. https://doi.org/10.5902/198346597249

Número

Sección

Articles