Turnover de CEOS e retorno anormal: efeitos da intensidade da divulgação de notícias em jornais econômicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465935083Abstract
Objetivo: analisar a relação entre os retornos anormais no mercado de capitais brasileiro e a intensidade das divulgações das motivações do turnover de CEO, tendo como fundamento teórico a Hipótese do Mercado Eficiente na sua forma Semiforte.
Metodologia: A amostra foi composta por 65 eventos de companhias brasileiras de capital aberto que possuem entre seus acionistas um Fundo de Pensão e compreendeu o período entre 2010 e 2014, utilizando a metodologia do Estudo de Eventos. Para calcular os retornos anormais foi utilizada a regressão linear por meio dos Mínimos Quadrados Ordinários. Para identificar as motivações sobre turnover de CEO foi utilizada a Análise de Conteúdo. A relação entre a intensidade da divulgação das motivações e os retornos anormais foi medida por meio da correlação de Spearman.
Resultados e Conclusões: os resultados mostram que há relação significativa e positiva entre o retorno anormal e a intensidade de divulgação de notícias sobre o turnover de CEO.
Implicações Práticas: o estudo permite compreender se intensidade da divulgação da motivação para o turnover de CEOs das Companhias em que os Fundos de Pensão participam do capital afetam a magnitude dos retornos anormais.
Implicações Sociais: o estudo permite avaliar o comportamento do mercado brasileiro na ocorrência de troca do CEO das Companhias em que os Fundos de Pensão participam do capital, na qualidade de investidores institucionais sofisticados e regulados.
Originalidade: consiste em mostrar a relação entre a intensidade da divulgação das motivações do turnover em jornais econômicos e o retorno anormal das ações.
Palavras-chave: Turnover de CEO. Retornos. Intensidade da divulgação.
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