Impacto do treinamento na implantação de novo sistema eletrônico e aceitação de novas tecnologias em uma instituição federal de ensino superior

Autori

  • Josivania Silva Farias Universidade de Brasilia (UnB) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Departamento de Administração (ADM) Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) http://orcid.org/0000-0002-1421-3280
  • Marília Mesquita Resende Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465932624

Abstract

Objetivo – A adoção de novas tecnologias é um desafio para as organizações, o que as leva a investir em treinamento quando implementam um novo sistema. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do impacto do treinamento sobre a aceitação de um novo sistema, bem como a relação entre impacto do treinamento e de aceitação da nova tecnologia com a frequência de uso do sistema pelo usuário em uma instituição federal de ensino superior.

Desenho/metodologia/abordagem – Um questionário online­ foi respondido pelos participantes da instituição dois meses após o treinamento sobre o novo sistema. Obtiveram-se 288 respostas (56,3 % mulheres e 44,1 % tinham entre 29 e 39 anos). Aplicaram-se as escalas de autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho, escala de suporte à transferência de treinamento e a escala de aceitação de novas tecnologias, além de dados sociodemográficos e de frequência de uso do sistema. Para testar a relação entre as variáveis do modelo, foram verificadas correlações, regressão linear e ANOVA com teste post hoc.

Resultados – Os resultados indicaram que quanto maior a percepção de impacto do treinamento, maior a aceitação do novo sistema. Ademais, aqueles que demonstraram maior aceitação da tecnologia utilizam mais frequentemente o sistema.

Limitações/implicações – Este estudo gera implicações para a gestão de treinamentos relacionados a novas tecnologias.

Originalidade/valor – Também contribui para o campo ao trazer o conceito de impacto do treinamento em conjunto com o de aceitação de novas tecnologias, que tradicionalmente investigou apenas reações ao treinamento, e não a transferência de habilidades.

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Biografie autore

Josivania Silva Farias, Universidade de Brasilia (UnB) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Departamento de Administração (ADM) Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Doutora em Administração (PPGA/UnB) com Sanduíche en España (Universidad de Alcalá de Henares -UAH), Madrid.

Professora de Inovação, Marketing, Estratégia, Marketing de Serviços e Métodos de Pesquisa

Professora Adjunto na Universidade de Brasília, atuando como docente do corpo docente permanente no PPGA e na Graduação (ADM)

Marília Mesquita Resende, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (UnB).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (UnB). Psicóloga Organizacional no Decanato de Gestão de Pessoas da Fundação Universidade de Brasília. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da UnB. Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília. 

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Pubblicato

2020-10-24

Come citare

Farias, J. S., & Resende, M. M. (2020). Impacto do treinamento na implantação de novo sistema eletrônico e aceitação de novas tecnologias em uma instituição federal de ensino superior. Revista De Administração Da UFSM, 13(4), 773–791. https://doi.org/10.5902/1983465932624

Fascicolo

Sezione

Articles