Impacto do treinamento na implantação de novo sistema eletrônico e aceitação de novas tecnologias em uma instituição federal de ensino superior
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983465932624Résumé
Objetivo – A adoção de novas tecnologias é um desafio para as organizações, o que as leva a investir em treinamento quando implementam um novo sistema. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do impacto do treinamento sobre a aceitação de um novo sistema, bem como a relação entre impacto do treinamento e de aceitação da nova tecnologia com a frequência de uso do sistema pelo usuário em uma instituição federal de ensino superior.
Desenho/metodologia/abordagem – Um questionário online foi respondido pelos participantes da instituição dois meses após o treinamento sobre o novo sistema. Obtiveram-se 288 respostas (56,3 % mulheres e 44,1 % tinham entre 29 e 39 anos). Aplicaram-se as escalas de autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho, escala de suporte à transferência de treinamento e a escala de aceitação de novas tecnologias, além de dados sociodemográficos e de frequência de uso do sistema. Para testar a relação entre as variáveis do modelo, foram verificadas correlações, regressão linear e ANOVA com teste post hoc.
Resultados – Os resultados indicaram que quanto maior a percepção de impacto do treinamento, maior a aceitação do novo sistema. Ademais, aqueles que demonstraram maior aceitação da tecnologia utilizam mais frequentemente o sistema.
Limitações/implicações – Este estudo gera implicações para a gestão de treinamentos relacionados a novas tecnologias.
Originalidade/valor – Também contribui para o campo ao trazer o conceito de impacto do treinamento em conjunto com o de aceitação de novas tecnologias, que tradicionalmente investigou apenas reações ao treinamento, e não a transferência de habilidades.
Téléchargements
Références
Abbad, G. S. (1999). Um modelo integrado de avaliação de impacto de treinamento no trabalho – IMPACT [An integrated model for assessing the impact of training at work – IMPACT] (Unpublished doctoral thesis). Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.
Abbad, G., Gama, A. L. G., & Borges-Andrade, J. E. (2000). Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho [Training: analysis of the relationship of assessment in the levels of reaction, learning and impact at work]. Revista de Administração Contemporânea, 4(3), 25-45. doi:10.1590/S1415-65552000000300003
Abbad, G., Meneses, P., & Zerbini, T. (2010). Manual de treinamento organizacional [Organizational training manual]. Porto Alegre: Artmed.
Abbad, G., Pilati, R., Borges-Andrade, J. E., & Sallorenzo, L. H. (2012). Impacto do treinamento no trabalho – medida em amplitude [Impact of on-the-job training - measured in breadth]. In Abbad, G. S., Mourão, L., Meneses, P. M. M., Zerbini, T., Borges-Andrade, J. E., Vilas-Boas, R. (Eds.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: Ferramentas para gestão de pessoas (pp. 145-162). Porto Alegre: Artmed.
Abbad, G. D. S., & Sallorenzo, L. H. (2001). Desenvolvimento e validação de escalas de suporte à transferência de treinamento [Development and validation of training transfer support scales]. RAUSP Management Journal, 36(2), 33-45
Abbad, G. D. S., Sallorenzo, L. H., Coelho Junior, F. A., Zerbini, T., Vasconcelos, L., & Todeschini, K. (2012). Suporte à transferência de treinamento e suporte à aprendizagem [Training transfer support and learning support]. In Abbad, G. S., Mourão, L., Meneses, P. M. M., Zerbini, T., Borges-Andrade, J. E., Vilas-Boas, R. (Eds.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: Ferramentas para gestão de pessoas (pp. 145-162). Porto Alegre: Artmed.
Agência Brasil (2016, February). UnB implementa sistema que agiliza tramitação de documentos e processos [UnB implements a system that streamlines the processing of documents and processes]. Retrieved from https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/unb-implementa-sistema-que-agiliza-tramitacao-de-documentos-e-processos
Bastos, L. F. L., Ciampone, M. H. T., & Mira, V. L. (2013). Avaliação de suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos enfermeiros [Assessment of transfer support and training impact on nurses' work]. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 21(6), 1274-81. doi:10.1590/0104-1169.2913.2364
Borges-Andrade, J. E., Abbad, G. S., & Mourão, L. (2012). Modelos de avaliação e aplicação em TD&E [Evaluation and application models in TD&E]. In Abbad, G. S., Mourão, L., Meneses, P. M. M., Zerbini, T., Borges-Andrade, J. E., Vilas-Boas, R. (Eds.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: Ferramentas para gestão de pessoas (pp. 20-35). Porto Alegre: Artmed.
Brasil (2017). Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Software Público Brasileiro. Retrieved from https://softwarepublico.gov.br/social/sei/sobre-o-sei
Brasil (2006). Decreto Nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006.
Carvalho, R. S., & Abbad, G. (2006). Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho [Evaluation of distance training: reaction, transfer support and impacts at work]. Revista de Administração Contemporânea, 10(1), 95-116. doi:10.1590/S1415-65552006000100006
Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, 13(3), 319-340. doi:10.2307/249008
Faria, L. H. L., Giuliani, A. C., Pizzinatto, N. K., & Pizzinatto, A. K. (2014). Applicability of unified theory of acceptance and use of technology extended to the consumer use context (UTAUT2) in Brazil: An evaluation of the model using a sample of Internet users on smartphone. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 7(2), 332-348. doi:10.5902/1983465913088
Field, A. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. 4th Edition, London, Sage.
Freitas, I. D., Borges-Andrade, J. E., Abbad, G. D. S., & Pilati, R. (2006). Medidas de impacto de TD&E no trabalho e nas organizações. In Abbad, G. S., Mourão, L., Meneses, P. M. M., Zerbini, T., Borges-Andrade, J. E., Vilas-Boas, R. (Eds.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: Ferramentas para gestão de pessoas (pp. 489-504). Porto Alegre: Artmed.
Friedrich, M. P. A., Basso, K., Froemming, L. M. S., & Baseggio, H. W. (2016). O treinamento de clientes e sua relação com a intenção de uso do internet banking [Customer training and its relationship with the intention of using internet banking]. Revista Brasileira de Marketing, 15(5), 655-668. doi: 10.5585/remark.v15i5.3306
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing [Marketing Management] (12th edition). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Luo, L., Ratchford, B. T., & Yang, B. (2013). Why we do what we do: A model of activity consumption. Journal of Marketing Research, 50(1), 24-43. doi:10.1509/jmr.10.0416
Meneses, P. P. M., & Abbad, G. (2003). Preditores individuais e situacionais de auto e heteroavaliação de impacto do treinamento no trabalho [Individual and Situational Predictors of Self and Heteroevaluation of Training Impact on Job]. Revista de Administração Contemporânea, 7 (n.especial), 185-204. doi:10.1590/S1415-65552003000500010
Pilati, R., & Abbad, G. (2005). Confirmatory factor analysis of a scale for impact of training at work. Psicologia: Teoria e pesquisa, 20(1), 31-38. doi:10.1590/S0102-37722005000100007
Osborne, J. W. (2010). Improving your data transformations: Applying the Box-Cox transformation. Practical Assessment, Research & Evaluation, 15(12), 1-9. doi: 10.7275/qbpc-gk17
Ratchford, M., & Ratchford, B. T. (2014). A Cross-Category Analysis of Dispositional Drivers of Technology Adoption. Vanderbilt Owen Graduate School of Management Research Paper, n. 2474908. doi:10.2139/ssrn.2474908
Silva, A. L. M. R., & Dias, D. S. (2006, September). Influência do treinamento de usuários na aceitação de sistemas ERP no Brasil [Influence of user training on the acceptance of ERP systems in Brazil]. Paper presented at the 30º Encontro da ANPAD – EnANPAD, Salvador, BA, Brasil. Paper retrieved from http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2006-adic-0161.pdf
Statista (2019, December). Internet usage in the United States. Retrieved from https://www.statista.com/statistics/497055/usa-adults-online-constantly-education/
Thompson, B. (2004). Exploratory and confirmatory factor analysis: Understanding concepts and applications. Washington, DC: American Psychological Association.
United States Census Bureau (2013). Current Population Survey (CPS), Computer and Internet Use in the United States. Retrieved from https://www.infrastructureusa.org/wp-content/uploads/2013/06/p20-569.pdf
Venkatesh, V., & Davis, F. D. (1996). A model of the antecedents of perceived ease of use: Development and test. Decision sciences, 27(3), 451-481. doi:10.1111/j.1540-5915.1996.tb00860.x
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS Quarterly, 27(3), 425-478. doi:10.2307/30036540
Venkatesh, V., & Davis, F. D. (2000). A theoretical extension of the technology acceptance model: Four longitudinal field studies. Management Science, 46(2), 186-204. doi: 10.1287/mnsc.46.2.186.11926
Venkatesh, V., & Morris, M. G. (2000). Why don't men ever stop to ask for directions? Gender, social influence, and their role in technology acceptance and usage behavior. MIS Quarterly, 24(1), 115-139. doi:10.2307/3250981
Venkatesh, V., & Bala, H. (2008). Technology acceptance model 3 and a research agenda on interventions. Decision Sciences, 39(2), 273-315. doi:10.1111/j.1540-5915.2008.00192.x
Venkatesh, V., Thong, J. Y., & Xu, X. (2012). Consumer acceptance and use of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, 36(1), 157-178. doi:10.2307/41410412
Williams, M. D., Rana, N. P., & Dwivedi, Y. K. (2015). The unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT): A literature review. Journal of Enterprise Information Management, 28(3), 443-488. doi: 10.1108/JEIM-09-2014-0088
Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Training transfer and work training impact: critical literature analysis. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 10(2), 97-111.
Zerbini, T., Coelho Junior, F. A., Abbad, G. D. S., Mourão, L., Alvim, S., & Loiola, E. (2012). Transferência de treinamento e impacto do treinamento em profundidade [Training transfer and impact of in-depth training]. Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: Ferramentas para gestão de pessoas, p. 127-144, Porto Alegre: Artmed.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Administração da UFSM 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.