Mobile marketing: uma abordagem sobre publicidade via SMS

Autori

  • Alandey Severo Leite da Silva Universidade Federal do Cariri - UFC
  • Alexandre Rabelo Neto Universidade de Federal do Piauí - UFPI
  • Roger Augusto Luna Fundação Getúlio Vargas / FGV-EAESP
  • Gustavo Teotonio de Oliveira Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Alexandre Ramos de Moura Universidade Paulista - UNIP/CE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465918134

Abstract

O crescimento da utilização de dispositivos móveis vem tornando cada vez mais importante a execução de ações de marketing através de plataformas móveis. De acordo com o Ibope (2013), o eMarketer estima que o investimento global em publicidade móvel irá triplicar em 2015, o que mostra o crescimento da importância do ambiente móvel no mundo dos negócios. Este artigo tem o objetivo de analisar os fatores que influenciam a aceitação de publicidade via SMS por alunos de universidades públicas de Campina Grande/PB, à luz do modelo de Marisavo et al. (2007). Um questionário foi desenvolvido a partir do modelo proposto e respondido por 200 alunos das duas universidades públicas. Os resultados mostraram que o fator que mais influencia positivamente a aceitação de publicidade via SMS é a percepção de controle que os consumidores possuem sobre o recebimento desse tipo de publicidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Alandey Severo Leite da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFC

Pesquisador em Tecnologias e Teologia

Professor Doutor em Administração de Empresas

Alexandre Rabelo Neto, Universidade de Federal do Piauí - UFPI

Pesquisador em Marketing

Professor Doutor em Administração de Empresas

Roger Augusto Luna, Fundação Getúlio Vargas / FGV-EAESP

Professor Pesquisador no Depto. POI - CeLog/FGV-EAESP, com foco em Gestão de Operações e Sustentabilidade

Gustavo Teotonio de Oliveira Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Bacharel em Administração de Empresas

Alexandre Ramos de Moura, Universidade Paulista - UNIP/CE

Pesquisador em Marketing e Gestão Organizacional

 

Pubblicato

2019-02-23

Come citare

Silva, A. S. L. da, Rabelo Neto, A., Luna, R. A., Cavalcante, G. T. de O., & Moura, A. R. de. (2019). Mobile marketing: uma abordagem sobre publicidade via SMS. Revista De Administração Da UFSM, 11(4), 1012–1029. https://doi.org/10.5902/1983465918134

Fascicolo

Sezione

Articles