Um estudo sobre a cultura organizacional no setor de cosmético brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916439Parole chiave:
Salesperson–Brand Relationship (SBR), salesperson-brand attachment (SBA), desempenho de vendedores, varejoAbstract
O conceito de cultura pode ser definido como o jeito no qual as coisas são realizadas em determinado ambiente, que vai desde uma casa, até um país, e passa pelos diversos agentes envolvidos nas relações. Para se tratar da questão nas empresas, existe a chamada cultura organizacional. Nas organizações a cultura é influenciada por questões como o poder, a hierarquia e o conservadorismo. A pesquisa apresenta os resultados da avaliação da cultura organizacional no setor de cosmético brasileiro, por meio da análise de segmentação e de correspondência. As análises mostram que o perfil geral da cultura nessas empresas é rígido, e há influência baseada no cargo, priorização dos aspectos individuais, e valores tradicionalmente masculinos. A análise de correspondência mostrou que empresas inglesas e com mais de 500 funcionários apresentam associação com aquelas de maior flexibilidade na cultura, não existência de privilégios diferenciados para níveis distintos, a priorização do grupo em detrimento do individual, acesso dos funcionários aos diretores é comum, e a não presença de divisões de papéis ligados ao gênero. Empresas de nacionalidade chinesa e japonesa associam-se a empresas com divisão clara dos papéis entre homens e mulheres e empresas com ausência de pensamento analítico.
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