Um estudo sobre a cultura organizacional no setor de cosmético brasileiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465916439

Mots-clés :

Salesperson–Brand Relationship (SBR), salesperson-brand attachment (SBA), desempenho de vendedores, varejo

Résumé

O conceito de cultura pode ser definido como o jeito no qual as coisas são realizadas em determinado ambiente, que vai desde uma casa, até um país, e passa pelos diversos agentes envolvidos nas relações. Para se tratar da questão nas empresas, existe a chamada cultura organizacional. Nas organizações a cultura é influenciada por questões como o poder, a hierarquia e o conservadorismo. A pesquisa apresenta os resultados da avaliação da cultura organizacional no setor de cosmético brasileiro, por meio da análise de segmentação e de correspondência. As análises mostram que o perfil geral da cultura nessas empresas é rígido, e há influência baseada no cargo, priorização dos aspectos individuais, e valores tradicionalmente masculinos. A análise de correspondência mostrou que empresas inglesas e com mais de 500 funcionários apresentam associação com aquelas de maior flexibilidade na cultura, não existência de privilégios diferenciados para níveis distintos, a priorização do grupo em detrimento do individual, acesso dos funcionários aos diretores é comum, e a não presença de divisões de papéis ligados ao gênero. Empresas de nacionalidade chinesa e japonesa associam-se a empresas com divisão clara dos papéis entre homens e mulheres e empresas com ausência de pensamento analítico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

André Luiz Romano, Universidade Metodista de Piracicaba, Taquaral, SP

Departamento de Engenharia de Produção/ Gestão da Produção

Isabela Tatiana Teixeira, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Departamento de Engenharia de Produção/ Gestão da Produção - Gestão da Tecnologia e da Inovação

Alceu Gomes Alves Filho, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Departamento de Engenharia de Produção/ Gestão da Produção - Gestão da Tecnologia e Inovação

André Luís Helleno, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP

Departamento de Engenharia de Produção/ Gestão da Produção

Publié-e

2019-02-27

Comment citer

Romano, A. L., Teixeira, I. T., Alves Filho, A. G., & Helleno, A. L. (2019). Um estudo sobre a cultura organizacional no setor de cosmético brasileiro. Revista De Administração Da UFSM, 11(5), 1305–1323. https://doi.org/10.5902/1983465916439