O Processo de Internacionalização da Metalúrgica Delta: Análise Baseada no Tripé da Estratégia

Autori

  • Ana Karine Lima de Medeiros Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Jane Costa de Menezes Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • José Milton de Sousa Filho Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Mario Henrique Ogasavara ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913930

Abstract

Este artigo, de natureza teórico-empírica, visa analisar o processo adotado por uma empresa do ramo metalúrgico e gráfico no tocante à sua estratégia de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa, fundamentada no tripé estratégico de Peng (2009), mercado, resource-based view – RBV e instituição. Os principais objetivos deste trabalho consistem em investigar como se deu o processo de internacionalização da empresa objeto deste estudo, com base no tripé de Peng, e em identificar que fatores impactaram nos resultados obtidos na empreitada. A análise aponta que, a priori, as decisões tomadas pela empresa não foram pautadas em todos os aspectos necessários à adoção de um processo de internacionalização e que não houve ganhos operacionais, financeiros e econômicos na estratégia adotada.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Karine Lima de Medeiros, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Administração de Empresas - Estratégia Empresarial - PPGA/UNIFOR

Jane Costa de Menezes, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Administração de Empresas - Estratégia Empresarial - PPGA/UNIFOR

José Milton de Sousa Filho, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Administração de Empresas - Estratégia Empresarial - PPGA/UNIFOR

Mario Henrique Ogasavara, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Administração de Empresas - Intermacionalização

Pubblicato

2018-07-18

Come citare

Medeiros, A. K. L. de, Menezes, J. C. de, Sousa Filho, J. M. de, & Ogasavara, M. H. (2018). O Processo de Internacionalização da Metalúrgica Delta: Análise Baseada no Tripé da Estratégia. Revista De Administração Da UFSM, 11(2), 327–345. https://doi.org/10.5902/1983465913930

Fascicolo

Sezione

Articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i